O Nantes de Sérgio Conceição, atual oitavo classificado da liga francesa, é um dos clubes que demonstra maior rentabilidade, tendo em conta o investimento que o clube fez no plantel e a média de pontos por jogo no respetivo campeonato, segundo revela um estudo publicado pelo CIES-Observatório de Futebol, que incluí apenas as «big-5», as cinco maiores ligas da Europa.

Um estudo que permite estabelecer uma ligação entre o investimento feito pelo clube no respetivo plantel e a posição que ocupa em termos desportivos, num equilíbrio que muitas vezes define o sucesso e o fracasso de uma temporada.

O estudo destaca, pela postiva, as prestações do West Bromwich Albion (Inglaterra), Atalanta (Itália) e Freiburgo (Alemanha), enquanto o Wolfsburgo, na Bundesliga, apresenta-se como o caso mais negativo. Mas casos como os do Valencia, Bayer Leverkusen, Hamburgo e Inter de Milão também aparecem do lado negro deste estudo.

Liga francesa: Nantes de Conceição, cinco lugares acima das expetativas

Os canários franceses fizeram um investimento de apenas 15 milhões de euros que correspondem ao 13º lugar entre as equipas francesas em termos de investimento no plantel, mas estão cinco lugares acima na classificação em termos desportivos. Uma performance, aliás, idêntica ao sensacional Nice que, com o oitavo lugar ao nível do investimento, com 45 milhões de euros, estão no terceiro lugar da classificação da Ligue 1. Mesmo o Monaco de Leonardo Jardim, apesar de contar com o segundo maior investimento, com um total de 234 milhões de euros, o segundo maior da liga francesa, está acima das expetativas, uma vez que é o atual líder do campeonato.

Premier League: West Brom dez lugares acima, Mourinho quatro abaixo

Melhor do que o Nantes está o West Bromwich que consegue estar dez lugares acima na mesma correlação entre investimento e média de pontos por jogo, destacando-se no 8º lugar da classificação com um investimento de 89 milhões de euros, o 18º mais baixo da liga inglesa. No sentido oposto, está o Manchester United de José Mourinho que, com o investimento mais elevado (698 milhões de euros), ocupa apenas o quinto lugar da classificação, quatro lugares abaixo das expetativas.

Série A: Atalanta lá por cima, Inter lá por baixo

A Atalanta, quinta classificada da Série A também consegue estar dez lugares acima das expetativas geradas pelo investimento (15º), enquanto o Inter de Milão de João Mário está no penúltimo lugar deste estudo, com o segundo plantel mais caro de Itália, apenas atrás da Juventus, a corresponder a um modesto sétimo lugar na Série A, cinco posições abaixo portanto.

La Liga: Real e Barça cumprem expetativas, Eibar muito acima

Em Espanha é o Eibar que apresenta melhores resultados, destacando-se no oitavo lugar com o 15º orçamento mais baixo de Espanha. Em alguns casos, a situação pode mudar com apenas um jogo. É o que acontece com o Barcelona e o Real Madrid. Os catalães, com o segundo maior investimento, aparecem no lado positivo, uma vez que estão no primeiro lugar da liga espanhola, com os mesmos pontos do que o Real Madrid. A equipa de Zinedine Zidane, com o maior investimento, está atualmente no segundo lugar e aparece com menos um ponto no quadro, mas poderá reverter a situação caso vença o jogo em atraso.

Bundesliga: sensacional Freiburgo

Destaque para mais um caso de sucesso na Bundesliga com o Freiburgo, com 16º lugar ao nível do investimento, a conseguir um inesperado 7º lugar na classificação da liga alemã, nove lugares acima. O Bayern, com o investimento mais forte, corresponde às expetativas, mas o B. Dortmund, com o segundo maior investimento, está com dois pontos negativos.