A derrota com o Marítimo nos Barreiros não representou «apenas» o afastamento do Sporting da Taça de Portugal e o primeiro desaire, ao 17.º jogo, em competições nacionais na presente temporada.

Esta foi também a primeira vez em 2020/21 que o leão terminou um jogo sem conseguir marcar qualquer golo.

Para trás ficaram 18 partidas (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) nas quais a equipa de Ruben Amorim acertou com a baliza contrária em pelo menos uma ocasião.

À entrada para o jogo com o Marítimo, o leões apresentavam uma média de 2,44 golos por partida (44 golos), registo que caiu ligeiramente, para 2,3 remates certeiros.

Se ficar em branco era uma sensação desconhecida para o Sporting na presente temporada - até na eliminação da Europa diante do LASK, derrota por 4-1 - terminar um jogo com apenas um golo também não tem sido habitual, o que atesta o bom momento que a equipa de Alvalade atravessa.

Isso verificou-se apenas três vezes, duas delas nos primeiros três jogos oficiais da temporada. Quer isto dizer que em 15 dos 19 jogos realizados em 2020/21, o atual líder da Liga marcou sempre dois (10 vezes) ou mais golos, o que se verificou em cinco ocasiões.

(artigo originalmente criado às 17h23 de 12-01-2021)