O Benfica visitará Old Trafford, na próxima terça-feira, à procura dos primeiros pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ora, para a deslocação a Terras de Sua Majestade, Rui Vitória pode estrear a quinta dupla de centrais na presenta época.

O técnico encarnado está privado de Luisão, expulso na receção ao Manchester United. Portanto, restam Rúben Dias, Lisandro López e Jardel. O brasileiro tem estado a contas com problemas físicos, e caso não recupere, Vitória será obrigado a lançar de início Rúben Dias e Lisandro López, uma dupla de centrais inédita este ano.

Os números demonstram a dificuldade de Rui Vitória em encontrar estabilidade no eixo defensivo. O Benfica começou a oficialmente a época com a dupla Luisão-Jardel. Contudo, na deslocação a Vila do Conde, 4.ª jornada da Liga, a lesão de Jardel obrigou o técnico dos tetracampeões nacionais a lançar Lisandro.

Essa dupla não conseguiu estabilizar - apenas 226 minutos- e até Samaris fez parelha com Luisão. Aconteceu na receção ao Portimonense, quando Rui Vitória trocou Lisandro por Filipe Augusto. Por sua vez, na receção ao CSKA, o treinador das águias voltou a escalar o onze titular com a dupla Luisão-Lisandro no sector intermédio da defesa.

Porém, na deslocação ao Bessa, Rúben Dias foi titular ao lado do capitão das águias. Após a derrota, Rui Vitória retirou o capitão encarnado do onze e juntou Jardel com Rúben Dias, no jogo da Taça da Liga com o Sporting de Braga.

Na Luz, frente ao Paços de Ferreira, Rúben Dias manteve a titularidade, desta feita, ao lado de Luisão. Em Basileia, a dupla de centrais foi formada por Jardel e Luisão. Apesar da hecatombe, Rui Vitória optou por manter os dois brasileiros no onze na deslocação à Madeira.

A partir do empate com o Marítimo. Rúben Dias agarrou o lugar e manteve-se entre os titulares ao lado de Luisão.

Em suma, Rui Vitória já utilizou quatro duplas de centrais diferentes: Luisão-Jardel, Jardel-Rúben Dias, Luisão-Lisandro López, Luisão-Rúben Dias,

Duplas de centrais do Benfica este ano:

Luisão-Jardel: 555 minutos (8 golos sofridos)
Luisão-Lisandro López: 226 minutos (4 golos sofridos)
Luisão-Rúben Dias: 630 minutos (4 golos sofridos)
Jardel-Rúben Dias: 90 minutos (zero golos sofridos)