[ARTIGO ATUALIZADO]

12 clubes têm o dossier treinador encerrado para a próxima temporada. Seis continuam sem definir essa posição-chave.

Sete emblemas - com a informação disponível neste momento - mantêm a aposta no técnico que acabou a Liga 2014/15: FC Porto (Lopetegui), Nacional (Manuel Machado), Marítimo (Ivo Vieira), Rio Ave (Pedro Martins), Moreirense (Miguel Leal), Boavista (Petit) e Académica (José Viterbo).

Tudo isto depois de um período de loucos no mercado de transferências. Benfica e Sporting agitaram as manchetes e o próprio quadro de treinadores para a temporada 2015/16.

Se nos leões tudo está resolvido – sai Marco Silva, entra Jesus -, no Benfica o sucessor de Jorge Jesus ainda não é conhecido.

Clube a clube, o Maisfutebol faz o ponto de situação atual sobre esta verdadeira dança de treinadores. Não se perca nos ritmos mais quentes e ousados, isto é para ler devagarinho, como se fosse um slow.
 

Último jogo de Jesus pelo Benfica foi na final da Taça de Liga

Benfica:
. a saída de Jorge Jesus é um dado adquirido, a entrada de Rui Vitória ainda não. Vieira terá um acordo com o ainda técnico do V. Guimarães, mas o nome de Marco Silva continua a pairar. Ainda assim, salvo qualquer volte-face de última hora será mesmo o ainda treinador do V. Guimarães a substituir Jesus.

FC Porto:
. Julen Lopetegui continuará a trabalhar no Dragão e no Olival.

Sporting:
. os leões querem rescindir com Marco Silva por justa causa. Jorge Jesus assinou um contrato de três anos com o clube de Alvalade.

Sp. Braga:
. Sérgio Conceição teve discussão grave com António Salvador e foi também despedido com justa causa. Paulo Fonseca é um nome que agrada ao presidente dos Guerreiros e está em negociações

V. Guimarães:
. a situação de Rui Vitória depende daquilo que o Benfica pretender. Se sair, a promoção de Armando Evangelista (equipa B) é muito provável.

Belenenses:
. Jorge Simão levou (sem esquecer Lito Vidigal) o clube à Europa, mas sai. Ricardo Sá Pinto já foi oficializado.

Nacional:
. Rui Alves já assegurou a continuidade de Manuel Machado.

Paços Ferreira:
. Paulo Fonseca tem mais um ano de contrato, mas uma cláusula de libertação imediata caso surja algum convite interessante. O Sp. Braga está muito atento, como se disse.

Marítimo:
. Ivo Vieira é aposta para a próxima época.  

Rio Ave:
. a continuidade de Pedro Martins não está em causa.

Moreirense:
. Miguel Leal continua no comando técnico após uma excelente época.

Estoril-Praia:
. a dupla Fabiano Soares/Hugo Leal sucedeu a José Couceiro, mas não prosseguirá o trabalho. O nome do próximo treinador está no segredo dos deuses.

Boavista:
. Petit mantém-se no Bessa.

V. Setúbal:
. saiu Bruno Ribeiro, entrou Quim Machado. Tudo definido.

Académica:
. José Viterbo salvou a equipa da descida e continua.

Arouca:
. saiu Pedro Emanuel, entrou Lito Vidigal. Dossier fechado.

Tondela:
. Quim Machado rumou a Setúbal, Vitor Paneira voltou. Fechado.

União Madeira:
. Vitor Oliveira subiu o clube e saiu. O nome do sucessor ainda não foi revelado oficialmente, mas será Luís Norton de Matos.