Com o triunfo sobre o V. Guimarães, o Sporting somou o  quinto triunfo na Liga à 7.ª jornada.

Esta é apenas a segunda vez na história que a equipa chega a esta fase do campeonato com pelo menos 17 pontos. A primeira (e última até agora) aconteceu há duas temporadas, quando os leões eram orientados por Leonardo Jardim,

Também com 17 pontos, o agora técnico do Mónaco detinha até este domingo, a solo, o melhor registo à 7.ª ronda desde a introdução da vitória a três pontos (1995/96).

Para encontrarmos melhor registo no «reino do leão» é preciso recuar mais de duas décadas. Até à época de 1994/95. Na altura, o triunfo ainda valia dois pontos e o Sporting era treinado por Carlos Queiroz, que conduziu a equipa de Alvalade a oito triunfos e um empate nas nove primeiras jornadas.

Mas recuemos ao registo da equipa de Leonardo Jardim em 2013/14. Nessa época, a campanha invicta da equipa leonina foi quebrada à 8.ª jornada. O responsável? O FC Porto de Paulo Fonseca, que recebeu e venceu o Sporting por 3-1.

Refira-se que a próxima ronda do campeonato também é a oitava, na qual o conjunto orientado por Jorge Jesus volta a medir forças com outro dos chamados «grandes»: o Benfica, que tem a oportunidade de evitar que o seu anterior treinador se torne (a solo) no responsável pelo melhor arranque da Liga para os leões no século XXI.

Mas se o feito dos leões é notável a nível interno, há que acrescentar que os arranques quase imaculados de 1994/95 e de 2013/14 não foram, no entanto, suficientes para garantir a conquista do título. Nas duas ocasiões, o Sporting ficou em segundo lugar.

Em 1999/00 e em 2001/02, épocas dos últimos dois títulos nacionais, o leão teve arranques bem mais modestos: três triunfos, três empates e uma derrota, primeiro, e quatro vitórias um empate e dois desaires no ano do último campeonato.