Nos próximos três compromissos oficiais, o FC Porto já sabe que estará carregado de baixas. Umas por castigo, outras por lesão e ainda outras - na Champions - por não inscrição de atletas. 

Sérgio Conceição terá aqui mais algumas oportunidades de comprovar mestria e inteligência na gestão do plantel, obrigado que está a fazer várias alterações no onze inicial. Principalmente no quarteto defensivo. 

Papel importante em todas estas equações terá, naturalmente, Alex Telles. Se o lateral esquerdo for obrigado a parar duas semanas, como apontavam as previsões iniciais, então só poderá regressar em Portimão, no dia 13 de abril.

O Maisfutebol tomará como bom este quadro de paragem do internacional brasileiro, certo de que o departamento médico tudo fará para recuperá-lo para Liverpool. 

Olhemos para os três próximos jogos do FC Porto e para as muitas baixas já confirmadas.   

5 ABRIL: FC PORTO-BOAVISTA (LIGA)
. Alex Telles (lesionado)
. Felipe (castigado)


Para o dérbi de sexta-feira, Sérgio Conceição - que também não poderá estar no banco - não terá muito por onde escolher. O puzzle, aqui, é de fácil perceção. 

Casillas volta à baliza, Maxi Pereira joga na direita, Pepe e Militão no centro e Manafá continua na esquerda. Felipe e Alex Telles são baixas confirmadas. 

O regresso de Brahimi é mais do que provável, até por aquilo que a equipa não foi capaz de fazer em Braga para a Taça de Portugal. 



9 ABRIL: LIVERPOOL-FC PORTO (LIGA DOS CAMPEÕES)
. Pepe e Herrera (castigados)
. Manafá, Mbemba, Loum, João Pedro e Fabiano (não inscritos)
. Alex Telles (lesionado?)


O clímax de dificuldades será atingido em Anfield Road. Pelo valor do oponente e pela limitação de opções. Há problemas e muitos para Conceição resolver. 

Pepe e Herrera têm de cumprir um jogo de suspensão e a recuperação de Alex Telles é altamente improvável. 

Assim, a grande dúvida é esta: quem jogará a lateral esquerdo? A resposta não pode incluir o nome natural de Wilson Manafá porque o defesa não está incrito na competição. 

Quem sobra? Diogo Leite e Hernâni? João Pedro e Mbemba também não estão inscritos, tal como Oleg Reabciuk, o lateral da equipa B. 

Há ainda outro cenário: Maxi Pereira passar para a esquerda e Corona recuar para lateral direito. Talvez seja este o mais provável. 

 

13 ABRIL: PORTIMONENSE-FC PORTO (LIGA)
. Felipe (castigado)


Se Alex Telles já estiver recuperado, o FC Porto pode voltar a um quadro de quase normalidade nesta visita ao Algarve. 

Felipe não estará disponível, mas aqui o caso resolve-se facilmente com a dupla Pepe/Militão. Manafá volta à direita e Telles joga na esquerda. 

No caso de o esquerdino demorar mais tempo a voltar, Manafá joga na esquerda e Maxi Pereira continua na equipa.