Bolton, 27 de março de 2010. O tobaguenho Jlloyd Tafari Samuel acerta na baliza errada e dá uma vantagem magra à equipa de Alex Ferguson e do português Nani.

Os homens de Owen Coyle tomam de assalto a àrea dos Red Devils, e Vidic e Evans, mas sobretudo Vidic, desdobram-se a apagar todos os fogos que deflagram dos inúmeros cruzamentos para a área. Menos de dois minutos depois do azar de Samuel e quase, quase dois anos antes do azar de Fabrice Muamba – daquela paragem cardíaca de 78 minutos que o retirou de vez do jogo, mas da qual felizmente recuperou para uma vida normal –, o médio zairense remata já a pisar a linha da área, a fazer mira ao ângulo superior direito da baliza.

Edwin van der Sar, a passos largos para os 40 anos, um dos melhores da história e ainda um dos mais respeitados de então, está na baliza e, provavelmente, já pensa na reforma. São muitos anos, é profissional há 20. Nasceu no Ajax, esteve na Juventus, e renasceu em Inglaterra. Primeiro no Fulham, depois ganhou raízes num dos maiores de todos. O Manchester United.

Van der Sar faz a impulsão, lança-se para o ar em voo ascendente. Já a subir, estica o braço, e com a ponta dos dedos levanta a bola!

Esse ManUnited não terá um grande ano. O Chelsea será campeão com Carlo Ancelotti, e a apaixonada Stretford End só festejará a Taça da Liga, porque a equipa perde a Community Shield, fica-se pela terceira ronda da Taça de Inglaterra e ainda pelos quartos de final da Liga dos Campeões. Melhor será a seguinte sim, com o título e a final da Champions, e ainda com o The Flying Dutchman na baliza.

Muitos terão tido a alcunha, não só o velho e bom Edwin, só que, como o provou frente a um Muamba incrédulo, a olhar para a bola a sair para canto, holandês voador que realmente sabia voar só mesmo ele!

Dimitar Berbatov bisou, Gibson marcou, e acabou 0-4 e a valer liderança. Ou melhor, cinco-a-zero que esta defesa vale pelo menos mais um golo.

Outras anatomias:

Peter Schmeichel, 26 anos depois de Gordon Banks

Bogdan Lobont: o romeno que se travestiu de Schmeichel em San Siro

A dupla-defesa impossível de Coupet em Camp Nou

San Casillas repete o milagre dois anos depois no Sánchez Pizjuán

David Seaman a puxar a cassete atrás à beira dos 40 anos

Buffon mostra aos 20 anos os primeiros poderes de super-homem

Esqueçam o líbero, este é o Neuer de entre os postes e é do melhor que há