Era um sonho perseguido há cinco anos consecutivos, desde que o F.C. Porto é campeão nacional. Mas desta vez foi possível ultrapassar a qualificação e os dragões estão na fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol.

A qualificação tão ambicionada foi alcançada após a vitória esta tarde sobre os romenos do Constanta, por 26-22, após prolongamento, em jogo realizado no Dragão Caixa.

Pedro Spínola fez a diferença desde o início, fazendo um jogo irrepreensível, destacando-se ao marcar 9 golos da equipa portista.

É um feito histórico para o clube, que nunca tinha conseguido garantir o apuramento para esta fase da competição.

Felicidade

No final da partida, os portistas estavam naturalmente satisfeitos.

«Ainda não estamos conscientes do que conseguimos. Estamos junto com as melhores equipas da Europa. Vamos ver o que podemos fazer neste grupo. Hoje jogámos com uma equipa que participa há oito anos na Liga dos Campeões, com um guarda-redes que está lá há pelo menos 10 anos e que tem banco para rodar. Lá jogam também muitos jogadores de seleção. Apresentámos bom andebol, mas precisamos de ter mais experiência neste tipo de jogos», disse o treinador Ljubomir Obradovic.

«Esta chegada à Liga dos Campeões significa muitíssimo. O FC Porto provou que consegue chegar lá. Se os jogadores jogassem na seleção talvez as coisas fossem diferentes para eles. Tem três jogadores do Sporting, três do Benfica e um do FC Porto. O FC Porto é campeão cinco vezes seguidas, conseguiu agora isto. Mas isso é só a minha opinião», acrescentou.