A seleção portuguesa de andebol encerrou a preparação para o Mundial este domingo com uma vitória sobre o Brasil, por 31-28, garantindo o segundo lugar no quadrangular do torneio Gjensidige Cup 2023.

Um torneio em crescendo para Portugal que começou por perder com a anfitriã Noruega (27-38), vice-campeã mundial em 2019 e 2017, e depois venceu os Estados Unidos (39-27) e agora o Brasil.

Portugal começou algo titubeante (1-3), mas rapidamente deu a volta, com uma defesa consistente – o Brasil chegou a estar 12 minutos sem marcar - e um ataque eficaz, decisivos para um parcial de 7-0 (8-3).

Ainda assim, o conjunto sul-americano bateu-se sempre bem e, aproveitando um abrandamento do ritmo dos portugueses, reduziu a diferença para três golos (14-11), atingindo o intervalo a quatro (16-12).

Com as equipas renovadas para a etapa complementar, os «heróis do mar» mostraram um banco mais forte e atingiram os sete (22-15), antes de nova reação dos canarinhos que ficaram a um golo, aos 27-26, deixando tudo em aberto a cinco minutos do fim.

Nessa altura, a eficácia ofensiva de Leonel Fernandes e a inspiração do guarda-redes Manuel Gaspar, recém-entrado, permitiram a Portugal aguentar as investidas contrárias e garantir o êxito (31-28), num desafio no qual Rui Silva foi o melhor marcador, com sete tentos.

Portugal apresentou um sete inicial com Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Fábio Magalhães, Pedro Portela e Alexis Borges.

A comitiva portuguesa vai agora viajar na segunda-feira para Kristianstad, na Suécia, onde disputa o Grupo D, defrontando a Islândia (quinta-feira), Coreia do Sul (sábado) e Hungria (16 de janeiro).