Portugal estreia-se nesta sexta-feira no Europeu 2020, diante da multi-titulada seleção francesa, e para o selecionador nacional, Paulo Jorge Pereira, a receita é só uma.

«É fundamental entrar em jogo num registo de jogar de olhos nos olhos», resumiu, em conversa com os jornalistas, em Trondheim, na véspera da partida.

A seleção portuguesa regressa a uma fase final 14 anos depois, por isso o selecionador aponta o lado emocional como essencial no jogo de estreia.

«Temos de ver como vamos abordar o jogo em termos mentais. No início de jogo, temos de ver em que registo estamos, porque temos mesmo de jogar de igual para igual», sublinha, lembrando que Portugal foi sorteado num grupo bastante difícil.

«Nós vamos defrontar no nosso grupo duas das seis equipas que a EHF [Federação europeia de andebol] lança como favoritas a vencer o Europeu: a França e a Noruega. Por isso é que é tão complicado. Como só se apuram duas, nós vamos ter de bater uma ou as duas candidatas ao título para seguir em frente», declara, confiante.

Mas Paulo Jorge Pereira não abre o jogo por completo. No torneio que Portugal realizou em Espanha, a seleção portuguesa nunca utilizou a possibilidade de jogar 7x6 no ataque, algo que foi tão importante quando, em março, Portugal surpreendeu a França, na qualificação.

«Apesar de naquele jogo termos marcado 13 golos a jogar 7x6, também marcámos de outras formas», sublinhou.

«O 7x6 foi importante nesse jogo, mas também temos de saber jogar seis para seis. Porque esse sistema resultou naquele jogo, mas temos de estar preparados para jogar de outra maneira e, pontualmente, também 7x6», disse ainda, sem revelar se vai utilizar essa ferramenta na partida de estreia.

«Sinceramente, não sei se o vou utilizar amanhã [sexta-feira]. É uma opção que temos para defrontar qualquer adversário, mas não jogar dessa forma não é uma garantia de vitória. É um sistema que envolve muito risco, é preciso fazer tudo muito bem feito», rematou.

O jogo de estreia de Portugal no Europeu está marcado para as 17h15 desta sexta-feira e o Maisfutebol vai acompanhar a partida AO MINUTO.