O FC Porto foi eliminado da Youth League com goleada à mistura. Os sub-19 portistas perderam 5-0 frente ao Anderlecht, num jogo que começou mal e acabou pior. Portugal fica sem representantes nas meias-finais desta competição.
 
Com uma equipa bem mais experiente do que a portuguesa, os belgas fizeram a diferença desde cedo. Leya Iseka, irmão mais novo de Michy Batshuayi, avançado do Standard Liège, marcou logo aos 4 minutos, no prenúncio de um final de tarde para esquecer. O ponta de lança viria a fazer um hat-trick.
 
Foi, de facto, a figura do jogo, a par do extremo Kawaya, que esteve na origem dos quatro primeiros golos, antes de deixar o terreno de jogo. Assistiu Iseka para o primeiro e Bourard para o terceiro, sofrendo ainda os dois penáltis que Iseka converteu, um em cada parte.
 
O quinto golo foi marcado por Lumor, lateral portista, na própria baliza, a provar que o dia era mesmo para esquecer.
 
A nível estatístico o jogo fica marcado por um registo incrível face ao resultado. O FC Porto atacou mais do dobro das vezes do rival (58 contra 27), teve mais cantos (6 contra 2) e mais remates (14 contra 11). Perdeu no acerto, até visível nos remates que acertaram o alvo. Apenas três do lado portista, um deles no poste por Lumor, e oito do lado belga, cinco deles…resultaram em golo.
 
O jogo ficou, ainda, marcado pela assistência recorde na Youth League: mais de 13 mil espectadores.
 
O Anderlecht, que tinha afastado o campeão em título Barcelona na ronda anterior, vai defrontar o Shakhtar Donetsk, que eliminou o Benfica, nas meias-finais. A outra será jogada entre Chelsea e Roma. Nenhuma equipa que chegou a esta fase da competição esteve nos quartos de final da Liga dos Campeões. 

FICHA DE JOGO:

ANDERLECHT
: Svilar, Denayer, De Medina, Matthys e Leemans; Bastien e Omeonga; Mikal, Bourard (Jellal, 55m) e Kawaya (Lukebakio, 70); Leya Iseka (Cools, 86).

Não utilizados: Bossin, Faes, Ademoglu, e Vancamp

Treinador: Mohamed Ouhbi

FC PORTO: Gudino; Fernando Fonseca, Jorge Fernandes, Malthe Johansen e Lumor Agbenyenu; Fidelis, João Cardoso (Elvis Carvalho, 46) e Rui Moreira; Sérgio Ribeiro (Clever, 66), Tony Djim e Ruben Macedo (Bruno Costa, 60).

Não utilizados:  João Costa, Rui Silva, David Sualehe e Luís Mata.

Treinador: António Folha

No FC Porto há a destacar as ausências do Leonardo Ruíz, lesionado, Diogo Verdasca, castigado, e Moreto Cassamá e Rui Pedro, que estão ao serviço da seleção sub-17.

FILME DO JOGO:

4 min: GOLO DO ANDERLECHT! Marcam cedo os belgas, através do ponta de lança Leya Iseka. Assistência de Kawaya.

16 min: GOLO DO ANDERLECHT! 2-0. É o bis de Iseka, desta feita na transformação de uma grande penalidade a castigar falta de Fidelis sobre Kawaya.

O jogo tem uma presença especial, com ligação a ambos os clubes:

   
25 min: GOLO DO ANDERLECHT! 3-0. Agora é o médio Bourard a fazer o golo, em nova assistência de Kawaya. Eficácia impressionante dos belgas: quatro remates, todos na baliza e três golos! O FC Porto soma os mesmos quatro remates, só um na baliza.

Imagem partilhada nas redes sociais do encontro. Repare nas bancadas: estão mais de 13162 adeptos a ver este jogo. Recorde na competição, clama o Anderlecht.
 
 
45 min: FC Porto ao poste! 
Remate do médio nigeriano Fidélis. Azar agora para a equipa portuguesa.

45min: Intervalo!
Anderlecht chegou cedo à vantagem, aumentou-a com relativa facilidade e depois passou a controlar o jogo. Só uma segunda parte heróica evitará a eliminação do FC Porto

55min: GOLO DO ANDERLECHT! 4-0
. Segundo penálti, agora a castigar falta de Tony Djim sobre...Kawaya outra vez. Marcou Leya Iseka, que assim faz um hat-trick.

62 min: GOLO DO ANDERLECHT! 5-0
. Autogolo do lateral Lumor, a provar que nada é suficientemente mau que não possa piorar...

90 min: FINAL, 5-0. FC Porto afastado das meias-finais. Portugal fica sem equipas na competição

[ARTIGO ATUALIZADO]