Os Mundiais de Desportos Aquáticos, que estão a decorrer em Budapeste (Hungria), ficaram marcados por um episódio incrível na quarta-feira. A norte-americana Anita Álvarez perdeu os sentidos na água e teve de ser socorrida pela própria treinadora, a espanhola Andrea Fuentes.

Andrea Fuentes tem atualmente 39 anos e venceu quatro medalhas olímpicas, nos Jogos de 2008 e 2012. A sua experiência foi decisiva para salvar Anita Álvarez: «Vi que os socorristas não se atiravam para a água porque estavam paralisados. Gritei-lhes do outro lado da piscina, mas não se mexeram, portanto atirei-me logo para ela. Fiz a apneia mais rápida da minha vida.»

«Estava a dar tudo e a camisola pesava-me 20 quilos. Quando cheguei a ela, vi o socorrista a nadar ao seu ritmo. Eu apanhei-a, levei-a para cima, mas vi que não respirava e que tinha a boca fechada, muito dura. Dei-lhe duas bofetadas e dei-lhe um grito para ela respirar. O socorrista chegou e colocou-a com a boca para cima, enquanto te ensinam que deves sempre colocar o corpo de lado. Tive quase que salvar os dois, porque o outro não sabia nadar muito bem», relata Fuentes, no programa El Larguero de la Cadena Ser.

A treinadora não poupa críticas aos serviços médicos do Mundial: «Percebo que eu sou uma desportista olímpica e que posso nadar mais rápido. Ele tentou fazer o seu trabalho. Lá a tiramos da água, mas meteram-na virada para cima na maca, eu insistia que a tinham de manter de lado, porque ela não respirava. Felizmente, ao fim de dois minutos começou a respirar.»

«Tentaram colocar-lhe uma máscara de oxigénio e ela só queria estar tranquila, não parava de chorar para que a deixassem em paz. Tive de discutir um pouco com eles, porque estavam histéricos», finaliza Andrea Fuentes, com alívio.

Veja as IMAGENS INCRÍVEIS na GALERIA ASSOCIADA AO ARTIGO.