Esta quinta-feira foi dia de novidades na Liga de Clubes. Após a renúncia de Hermínio Loureiro, Andreia Couto assume as funções do presidente demissionário. Nesse sentido, a directora-executiva reuniu com os funcionários do organismo e comunicou-lhes que a partir de agora ela assume a liderança da gestão corrente.
Hermínio Loureiro renunciou à presidência da Liga
Segundo apurou o Maisfutebol, a reunião de Andreia Couto com os restantes funcionários pretendeu ser apenas informativa e serviu para vincar que o organismo deve manter o normal funcionamento da forma mais discreta possível, o que passa também pela manutenção dos restantes órgãos da Liga.
A partir de agora, de resto, Andreia Couto assume todos os actos de gestão corrente, mas necessita da assinatura de um dos restantes membros da Comissão Executiva (António Carlos Dias Ramos, João Orlando Carvalho ou Ricardo Castanheira) para ter as decisões tomadas aprovadas legitimamente.
Transferência de poderes já aconteceu em 2004
Esta não é, de resto, a primeira vez que a gestão da Liga é entregue ao segundo membro da hierarquia do organismo. Recorde-se que já aconteceu em Maio de 2004, quando o presidente Valentim Loureiro foi suspenso de funções por estar indiciado da prática de 23 crimes de corrupção no futebol e tráfico de influências.
Nessa altura foi Cunha Leal, na altura Director-Executivo, que assumiu as funções do presidente, embora tenha acontecido após a aprovação da Direcção. Desta vez a transferência de poderes aconteceu automaticamente para o segundo elemento da estrutura democraticamente eleito, como prevêem os estatutos.
Comissão Disciplinar deve pronunciar-se
Entretanto a Comissão Disciplinar da Liga deve reagir a toda a polémica com a redução dos castigos de Hulk e Sapunaru esta sexta-feira. Segundo foi possível saber, e depois da decisão do Conselho de Justiça, os membros da Comissão Disciplinar vão mesmo tomar uma posição pública colectiva.