Nicolas Anelka foi suspenso por cinco jogos devido a um festejo feito depois de um golo no empate (3-3) do West Bromwich Albion com o West Ham, em jogo realizado a 28 de dezembro. Para além da suspensão de cinco jogos, o francês foi também multado em quase cem mil euros.

Em causa está um gesto de bater com a mão no braço que é interpretado como um gesto anti-semita: trata-se de um gesto popularizado pelo humorista francês Dieudonné que tem por hábito ridicularizar os judeus nos seus espetáculos.

O próprio Anelka, através do twitter, garantiu na altura que o gesto não era para ofender ninguém, era para homenagear o humorista que é também amigo dele.

O próprio humorista, numa entervista à Sky Sports, garantiu que o gesto servia para ofender os judeus, servia sim para manifestar oposição ao sistema. «Para muitos africanos como eu, descendentes de escravos, é um gesto de libertação», referiu.

Apesar de todos estes argumentos, a federação inglesa não perdoou Anelka: suspendeu-o com cinco jogos, multou-o em quase cem mil euros e obrigou-o a frequentar um curso de educação.

Anelka tem agora um período para recorrer desta sentença, o que tem efeitos suspensivos sobre o castigo.