Se for a Londres e precisar de ir para a Warwick Avenue, prepare-se para sair na estação de metro Angel Di Maria. Logo a seguir à estação Jay-Jay Okocha, se for em direção a Picadilly Circus, ou a seguir à estação Lionel Messi, e for em direção a Watford Junction.

Parece-lhe estranho? Nada disso. Numa iniciativa que visa celebrar a organização dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres rebatizou as mais de 300 estações de metro com nomes de medalhados olímpicos. Não todos, claro. Só os mais relevantes (pensam eles).

Curiosamente não há nenhum português que dê o nome a uma estação de metro. Nem sequer Rosa Mota. Ou Carlos Lopes. Ou Fernanda Ribeira. Mas enfim, estão lá vários nomes grandes do desporto mundial: Cassius Clay, Michael Jordan, Jesse Owens, Sergey Bubka ou Usain Bolt.

Já agora e só por curiosidade, a estação de Picadilly Circus chama-se Mia Hamm, Baker Street é Daley Thompson, Oxford Circus é Ian Thorpe, Leicester Square é LeBron James e Knightsbridge é Steve Redgrave. Se for para o estádio olímpico, pode sair em Michael Phelps ou em Cassius Clay.