O empate registado este sábado entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda deixa esta última equipa, orientada pelo português Bernardino Pedroto, a apenas um ponto da conquista do Girabola.
No grande «derby» de Luanda, realizado no estádio dos Coqueiros, uma vitória do Petro permitiria fazer a festa antecipada, a duas jornadas do fim, enquanto um triunfo do 1º de Agosto, comandado pelo também português Vítor Manuel, deixaria os dois primeiros separados por apenas três pontos.
O 1º de Agosto adiantou-se no marcador aos 26 minutos, graças ao internacional Love Cabungula. Mas o melhor marcador da prova, Santana, fixou o empate aos 74 minutos, para delírio dos adeptos do Petro.
Para Vítor Manuel, este resultado praticamente definiu o campeão, embora o título seja ainda matematicamente possível, já que o 1º de Agosto tem vantagem no confronto directo caso as equipas terminem o campeonato com os mesmos pontos. «Existe uma curta esperança, mas o Petro é praticamente campeão nacional e de forma muito justa, porque aproveitou muito bem as nossas falhas ao longo da temporada. O Petro está de parabéns pela forma como jogou», sublinhou.
O mais que provável título do Petro será o 14º no historial do clube angolano e o primeiro conquistado por Bernardino Pedroto desde que há duas épocas assumiu o comando técnico do clube. A campanha nesta temporada valerá ao técnico português, segundo declarou o presidente do Petro, Cardoso Pereira, à Angop, a renovação de contrato por mais dois anos: «Mesmo que não conquistássemos o título, o treinador ficaria na equipa, porque os objectivos estão a ser cumpridos e a nossa política não passa pela constante mudança de treinadores», frisou.
Classificação:
1º Petro de Luanda 24 Jogos / 52 pontos
2º 1º de Agosto 24/46
3º Libolo 24/41
4º Santos FC 23/38