O futebol cipriota tem pouca expressão e tradição no contexto do futebol europeu, mas isso parece estar a mudar.O responsável dá pelo nome de Anorthosis Famagusta e tem causado furor na Liga dos Campeões. A mais recente vítima foram os gregos do Panathinaikos que, em visita ao Chipre, perderam por 3-1. O português Paulo Costa joga no Anorthosis e conta ao MaisFutebol «o sonho que o clube e o país estão a viver».
«Sinceramente, não esperávamos estar a fazer uma carreira tão boa como temos feito, porque é a primeira vez que o Anorthosis disputa a fase de grupos da Liga dos Campeões. Aliás, é a primeira vez que uma equipa cipriota chega tão longe», conta o português, formado no Sporting e ex-jogador do F.C. Porto. Mas não se pense que o brilharete que o Anorthosis está a fazer na Europa, é fruto da sorte. «Os jogos que temos feito já demonstraram que temos qualidade para surpreender em qualquer relvado», acrescenta Paulo Costa.
Como não podia deixar de ser, a boa carreira internacional deixou a equipa e o país eufóricos. «O ambiente no clube e no país é fantástico. Os adeptos ainda não conseguem acreditar no que está acontecer. É como se tudo não passasse de um sonho para o clube e para o país.»
Treinado por Mourinho na época de 2001/02, Paulo Costa não esconde a ansiedade com que está a encarar o embate entre Inter e Anorthosis, na próxima ronda da prova. «Estou ansioso por enfrentar o Inter, não só por causa de Mourinho, mas também por causa de Figo e Quaresma. Para além disso, o Inter é uma das melhores equipas do Mundo», confessa.
Mas será que a equipa cipriota pode surpreender o Inter? A resposta de Paulo Costa não podia ser mais esclarecedora: «O Inter é um gigante. É favorito e sabemo-lo perfeitamente. Acredito no trabalho do nosso treinador e na equipa. Temos esperança num bom resultado, mas sabemos que vai ser extremamente complicado.»
O caminho brilhante do Anorthosis, estreantes na Liga milionária, começou com a eliminação do Olimpiakos na fase de qualificação. Seguiu-se o sorteio, à partida nada favorável a uns novatos nestes andanças, já que os cipriotas caíram no grupo do Inter de Milão, Werder Bremen e do experiente Panathinaikos.
Em viagem à Alemanha, o favoritismo recaía todo para o lado do Werder Bremen, mas a verdade é que o Anorthosis conseguiu um empate a 0. Seguiu-se a recepção ao Panathinaikos e, em casa, os cipriotas forma implacáveis, batendo uma equipa grega já habituada a participar na Champions.
O Anorthosis lidera o Grupo B em conjunto com o Inter, ambos com 4 pontos. A equipa de Mourinho recebe o Anorthosis a 22 de Outubro.