Anselmo é uma espécie de besta negra do F.C. Porto. Tem uma tendência obsessiva por marcar aos azuis e brancos e estragou uma série brilhante (36 jogos sem perder) ao adversário ao bisar no Estádio do Dragão. No passado, já por duas vezes desfeiteara a baliza do adversário azul e branco.

Anselmo, herói na noite do Dragão (destaques)

A primeira aconteceu há quase quatro anos, numa vitória do Estrela da Amadora no terreno do F:C: Porto. Também aí Anselmo começou o jogo no banco de suplentes e também aí foi lançado na fase derradeira do duelo, para decidir tudo no suspiro final. Tudo aconteceu a 3 de Fevereiro de 2007 na ronda 17 da Liga 2006/07.

Dois anos depois, Anselmo voltou a atacar. Na segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal, o avançado marcou ao F.C. Porto na Reboleira, num jogo que acabou com 2-1 para o emblema da Amadora. Apesar disso, foram os dragões a seguir em frente na prova.

A Ficha Individual de Anselmo

Aos 26 anos, o ponta-de-lança natural de Freiria (Torres Vedras) dá novo impulso a uma carreira que, não raras vezes, adormece. Esta época, por exemplo, Anselmo ainda não tinha feito qualquer golo e surgira apenas quatro vezes em jogos do campeonato nacional.

Anselmo habituou-se desde cedo, de resto, a sentar-se no banco de suplentes. Não é um executante exímio, nunca será um predestinado, mas tem o dom do oportunismo e da resolução fácil na área contrária. Para alguém de sangue português, estas até são características nada despiciendas.

Alguns momentos de Anselmo: