Aconteça o que acontecer a partir daqui, Portugal já deixou a marca no Mundial 2010. Já deixou aliás há bastante tempo: o logótipo oficial da prova é nacional. Foi desenhado por Gabriel de Abreu, um emigrante na África do Sul de segunda geração com «coração totalmente português», diz.

Tão português, aliás, que Grabriel Abreu se afirma entusiasmado com a presença da Selecção Nacional na África do Sul. «Já comprei bilhetes para vir Portugal no amigável com Moçambique e para ir a Durban para o jogo com o Brasil. Não foi fácil arranjar este bilhete, mas tive sorte e consegui», conta ao Maisfutebol.

Ora Gabriel de Abreu é um designer e já tem o nome gravado na história dos Mundiais: o logótipo que identifica a prova sul-africana é dele. «Foi um enorme orgulho ter sido escolhido pela FIFA. Escolheram cinco empresas sul-africanas a partir do mérito, cada uma apresentou uma proposta e no final a minha foi a escolhida.»

O futebol e África num desenho simples

O logótipo premiado, adianta, «integra duas coisas: futebol e África». «Para representar o futebol desenhei um jogador a fazer um pontapé de bicicleta. Fui jogador de futebol e sei que fazer um golo um bicicleta é a alegria maior. Depois inspirei-me nas pinturas rupestres, que representam África porque a humanidade nasceu aqui.»

Integrou tudo nas cores da África do Sul, bordado pelo azul da FIFA, e criou o logótipo que ficará para história dos Mundiais. «Para mim foi uma enorme alegria ter sido escolhido. Espero que os portugueses fiquem orgulhosos. Os meus pais nasceram na Madeira, a minha mulher é portuguesa e eu trago o país no coração.»

A festa da portugalidade em Joanesburgo

Também por isso, aliás, Gabriel de Abreu tem estes dias loucos do Mundial preenchidos com a comunidade portuguesa. «Estou a trabalhar com o Cônsul-Geral na preparação de iniciativas para promover Portugal na África do Sul. Temos um espaço em Joanesburgo e eu estou encarregado de organizar e decorar o espaço.»

Ora o espaço de que se fala pretende ser um ponto de encontro e promoção da cultura portuguesa. «Entre 10 de Junho, dia de Portugal, e 1 de Julho, todos os dias sem interrupção, vamos ter iniciativas de dança, gastronomia e cultura portuguesas. Vamos ter aqui a Joana Vasconcelos, o Chefe Sobral e a Vista Alegre.»

Gabriel de Abreu promete fazer do espaço uma festa da portugalidade. «Espero que se orgulhem da festa que vamos fazer, que é aberta a toda a gente. É a festa de Portugal», conta, ele que traz também o futebol no coração: «É um jogo fantástico. É um prazer dizer que joguei no União Desportiva. De Portugal, claro.»