António Oliveira olha com desconfiança para as palavras de Vítor Pereira e Jorge Jesus. O antigo selecionador nacional diz que «o discurso de desvalorização» deste Clássico é uma mera dissertação «para distrair».

«Benfica-F.C. Porto é um jogo sempre aliciante e apaixonante. Ainda para mais incluído numa competição oficial», referiu o ex-treinador dos dragões, à margem do VIII Congresso Internacional de Futebol, a realizar-se na Maia.

«Se pudermos ganhar, ganhamos. Na prática o F.C. Porto está melhor, porque é líder do campeonato, mas vejo o Benfica mais motivado nesta prova.»

Domingos: «Nunca vi um lenço branco em Alvalade»

Afastado do futebol ativo, António Oliveira segue como espetador «a liga mais interessante dos últimos anos». «Às vezes vemos duas equipas, ou mesmo uma, a ganhar distância escandalosa na classificação. Este ano vejo o Sp. Braga como candidato sério e nada balofo. Precisa agora de uma pontinha de sorte.»

Os anos em Alvalade ensinaram António Oliveira a respeitar e a gostar do Sporting. Nos dias que correm, para o antigo internacional português, o emblema leonino «é um clube confundido». «O Sporting distanciou-se dos primeiros. Os seus responsáveis não aprenderam que devem funcionar como uma empresa e não como equipa.»

«Apesar de tudo, o Sporting será sempre um grande e o futebol nacional precisa deste clube.»