Embora as atenções dos adeptos portugueses estejam fixadas no estádio da Luz, para um Portugal-Sérvia que pode embalar decisivamente a seleção portuguesa para a fase final do Euro-2016, nos 26 jogos de qualificação marcados para este fim de semana há mais pontos de interesse e outras decisões que podem ficar bem encaminhadas.

A jornada em que o apuramento chega a meio caminho distribui-se por três dias, com a sexta-feira a ser preenchida por nove jogos. Desses, quatro merecem transmissão direta em canais portugueses, mas com o problema de serem todos à mesma hora (19.45).

Espanha e o talismã sevilhano



A escolher um cabeça de cartaz, esse estatuto vai direitinho para o Espanha-Ucrânia (SportTV 1), que põe frente os dois segundos classificados de um grupo C até agora dominado pela Eslováquia. E como não é previsível que os eslovacos tropecem em casa com o Luxemburgo, o desfecho do jogo de Sevilha ameaça complicar muito a vida ao perdedor. Num contexto político difícil para os ucranianos, seria francamente surpreendente se a Espanha, campeã em título, não aproveitasse o efeito de um público febril, que funciona habitualmente como talismã.

Grupo C
Macedónia-Bielorrússia, 19.45
Eslováquia-Luxemburgo, 19.45
Espanha-Ucrânia, 19.45 (SportTV 1)

Classificação: Eslováquia, 4/12; Espanha, 4/9; Ucrânia, 4/9; Macedónia, 4/3; Bielorrússia, 4/1; Luxemburgo, 4/1.



Só com vitórias até ao momento, a Inglaterra tem passeado no grupo E e poderá manter o registo perfeito diante da Lituânia, em Wembley. A confirmar-se o desfecho mais lógico, a Inglaterra fica a um pequeno passo do apuramento, com Eslovénia e Suíça, com jogos acessíveis em casa, a poderem destacar-se dos lituanos para decidirem entre si o segundo posto que, recorde-se, também dá qualificação direta.

Grupo E
Inglaterra-Lituânia, 19.45 (SportTV 2)
Eslovénia-São Marino, 19.45
Suíça-Estónia, 19.45

Classificação: Inglaterra, 4/12; Eslovénia, 4/6; Suíça, 4/6; Lituânia, 4/6; Estónia, 4/4; San Marino, 4/1.



Uma das surpresas negativas neste arranque de apuramento é a Rússia, de Fabio Capello, que já não tem margem de erro na visita a Montenegro, que é neste altura um concorrente direto. A situação é agravada pelo facto de a líder Áustria ter um jogo acessível no duelo com o vizinho Liechtenstein e de a Suécia, segunda classificada, ser claramente favorita na visita à Moldávia: nesta altura, quaisquer pontos perdidos pelos russos tornam o apuramento direto um cenário muito complicado.

Grupo G
Liechtenstein-Áustria, 19.45
Moldávia-Suécia, 19.45 (SportTV 3)
Montenegro-Rússia, 19.45 (SportTV 5)

Classificação: Áustria, 4/10; Suécia, 4/6; Rússia, 4/5; Montenegro, 4/5; Liechtenstein, 4/4; Moldávia, 4/1.

Sábado: é desta que arrancas, Bélgica?

Ao contrário do que acontece com a jornada de sexta-feira, os nove jogos de sábado são transmitidos em direto para Portugal, com os mais aliciantes a ficarem reservados para o horário das 19.45.



Antes disso, sem concorrência horária, há a possibilidade de ver em ação (15 h) uma das seleções que mais evoluíram nos últimos anos: no grupo A, a Islândia está em boa posição para reclamar o apuramento, e tem de defender esse estatuto na viagem, sempre complicada, ao Cazaquistão. Duas horas mais tarde, a líder Rep. Checa é amplamente favorita para manter o registo perfeito em casa com a Letónia. Se o fizer, torna ainda mais escaldante, e decisivo, o Holanda-Turquia das 19.45, com os holandeses sem direito ao erro, depois das duas derrotas nas primeiras jornadas.

Grupo A

Cazaquistão-Islândia, 15 (SportTV 1)
Rep. Checa-Letónia, 17 (SportTV 3)
Holanda-Turquia, 19.45 (SportTV 2)

Classificação: Rep. Checa, 4 j/12 pts; Islândia, 4/9; Holanda, 4/6; Turquia, 4/4; Letónia, 4/2; Cazaquistão, 4/1.



Com um Israel-Bélgica em atraso, para baralhar as contas, o grupo B é, nesta altura, um dos mais abertos da qualificação. Há quatro candidatos ao apuramento e jogam todos entre si: o Israel-País de Gales arranca às 17, antes de o grande favorito, a Bélgica receber uma seleção cipriota que ainda não saiu da corrida (19.45). Com dois empates nos três primeiros jogos, os belgas precisam de uma exibição autoritária para justificar a fama de uma das seleções mais fortes da Europa, na atualidade.

Grupo B

Israel-P. Gales, 17 (SportTV 1)
Andorra-Bósnia Herzegovina, 19.45 (SportTV 5)
Bélgica-Chipre, 19.45 (SportTV 3)

Classificação: Israel, 3/9; P. Gales, 4/8; Chipre, 4/6; Bélgica, 3/5; Bósnia Herzegovina, 4/2; Andorra, 4/0.




Por fim, no Grupo H, as seleções que partilham a liderança, Croácia e Itália podem aproveitar para deixar a concorrência norueguesa e búlgara a uma distância praticamente irrecuperável. Situação mais favorável para os croatas, que recebem a Noruega (17 h), enquanto uma Itália em plena renovação terá de provar o favoritismo em Sófia, perante uma Bulgária que joga praticamente a sua última cartada (19.45).

Grupo H

Azerbaijão-Malta, 17 (SportTV 4)
Croácia-Noruega, 17 (SportTV 2)
Bulgária-Itália, 19.45 (SportTV 1)

Classificação: Croácia, 4/10; Itália, 4/10; Noruega, 4/9; Bulgária, 4/4; Malta, 4/1; Azerbaijão, 4/0.

Domingo: grupo D com quatro líderes?

No domingo começa o horário de verão, o que lhe deixa menos uma hora para dormir e mais uma hora para ver futebol à luz do dia. É o dia do Portugal-Sérvia, claro, e isso tem prioridade sobre tudo o resto. Ainda assim, pode fazer uma preparação gradual para as emoções fortes no estádio da Luz.

Logo às 15 horas tem um particular - Brasil-Chile - que evoca memórias do último Mundial. E, por falar nisso, a partir das 17 horas pode fazer ligação direta para o campeão em título, com um Geórgia-Alemanha de claro favoritismo germânico.



O grupo D permite, aliás, um cenário especialmente aliciante: no fim desta jornada podem ficar quatro equipas empatadas no primeiro lugar, com 10 pontos. Basta para isso que a Alemanha vença o seu jogo, a Irlanda se imponha em casa à líder Polónia (19.45) e, claro, que a Escócia cumpra a obrigação de golear Gibraltar, a mais frágil das 53 seleções em prova.

Grupo D

Geórgia-Alemanha, 17 (SportTV 1)
Escócia-Gibraltar, 17 (SportTV 3)
Irlanda-Polónia, 19.45 (SportTV 1)

Classificação: Polónia, 4/10; Alemanha, 4/7; Escócia, 4/7; Irlanda, 4/7; Geórgia, 4/3; Gibraltar, 4/0.



Já o grupo F tem a Roménia como mais forte candidata ao primeiro lugar, estatuto que pode ser reforçado com a vitória esperada sobre as Ilhas Faroe (17 h). À mesma hora, a Irlanda do Norte pode deixar a Finlândia fora do caminho e confirmar assim a sua melhor campanha dos últimos anos. Depois, é só esperar pelas 19.45 para ver se a Grécia ressurge das cinzas em Budapeste, ou se novo desaire grego projeta a Hungria para uma fase final, algo que já não consegue há 30 anos.

Grupo F
Irlanda do Norte-Finlândia, 17 (SportTV 4)
Roménia-Ilhas Faroe, 17
Hungria-Grécia, 19.45 (SportTV 3)

Classificação: Roménia, 4/10; Irlanda do Norte, 4/9; Hungria, 4/7; Finlândia, 4/4; Ilhas Faroe, 4/3; Grécia, 4/1.



E pronto, chegamos ao grupo I, o que nos interessa mais. Ainda antes do «nosso» jogo, às 17 horas, há um Albânia-Arménia, que pode confirmar os albaneses como outsiders numa corrida pela vaga do play-off, mas convenhamos, por essa altura já quase todos os caminhos vão dar à Luz, a começar pelos da nossa concentração.

Grupo I

Portugal-Sérvia, 19.45 (RTP 1)
Albânia-Arménia, 17 (SportTV 2)


Classificação: Dinamarca, 4/7; Portugal, 3/6; Albânia, 3/4; Sérvia, 3/1*; Arménia, 3/1.
* A Sérvia teve três pontos de penalização.