O FC Porto garantiu, à quarta jornada, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A equipa de Julen Lopetegui venceu o Athletic em Bilbao (0-2) e chegou aos 10 pontos no Grupo H.
 
O objetivo principal está assegurado mas, sem que os portistas assumam, surge no horizonte outro desafio aliciante: terminar no 1º lugar do grupo e igualar o seu recorde de pontos em fases de grupos da Champions.
 
António Oliveira garantiu o melhor registo. Cinco vitórias e um empate na temporada 1996/97, chegando aos 16 pontos.
 
Vítor Pereira conquistou 13 em 2012/13, enquanto Jesualdo Ferreira fez menos um na época 2009/10. Nestes três casos, o FC Porto garantiu igualmente o apuramento à quarta jornada. Há outros registos semelhantes mas José Mourinho, por exemplo, fez apenas 11 antes de levar os dragões à conquista da Liga dos Campeões.
 
Na época passada, a equipa de Paulo Fonseca conquistou apenas cinco pontos.
 
O FC Porto de Lopetegui superou o play-off e, com três vitórias e um empate, está nos dez. Seguem-se a visita ao BATE Borisov e a receção ao Shakhtar Donetsk. Ou seja, a formação portista tem condições para garantir um dos melhores registos de sempre. No limite, igualar o recorde de António Oliveira. De qualquer forma, o próximo objetivo é assegurar o primeiro lugar no Grupo H.