O Comité Executivo da UEFA anunciou nesta segunda-feira o formato da fase de apuramento para o Mundial 2018, assumindo que manterá 13 equipas via qualificação, mais a Rússia como anfitriã. 

A FIFA ainda não confirmou no entanto a distribuição dos 32 lugares no Mundial e apenas irá fazê-lo num Comité Executivo extraordinário a 30 de maio.

«Acho que há uma grande hipótese de termos mais de 13 porque, se virmos objetivamente, 19 das melhores 32 seleções do ranking são europeias», disse em Viena Gianni Infantino, o secretário-geral da UEFA: «Os vencedores dos três últimos Mundiais foram equipas europeias, por isso acho que é absolutamente objetivo e justo pedirmos apenas mais um lugar.»


De acordo com o que foi anunciado pelo organismo europeu, as 52 equipas nacionais filiadas na UEFA vão ser distribuídas por nove grupos (sete de seis equipas e dois de cinco). Os vencedores de cada grupo apuram-se diretamente para a competição. Seguem-se os play-offs para apurar os restantes quatro lugares atribuídos às seleções da UEFA e que vão ser disputados pelos oito melhores segundos classificados.

A fase de qualificação da UEFA para o Mundial 2018 terá início em setembro de 2016 e termina em novembro do ano seguinte. Gibraltar ficou de fora por ainda não ser membro da FIFA.