A Arábia Saudita, treinada pelo holandês Frank Rijkaard, falhou nesta quarta-feira o apuramento para o Mundial 2014, ao perder em Melbourne com a Austrália (2-4).

Os sauditas venciam por 2-1 ao intervalo, mas a Austrália marcou três golos na segunda parte e deu a volta ao resultado, reforçando a supremacia no Grupo D, na última jornada da terceira fase de qualificação asiática. Em segundo passou Omã, que assegurou o apuramento ao vencer a Tailândia por 2-0.

Depois de se qualificar para quatro Mundiais consecutivos, entre 1994 e 2006, a Arábia Saudita falha o segundo campeonato do mundo seguido. Rijkaard, que sucedeu no cargo a José Peseiro, não teve sucesso, tal como o treinador português, que tinha falhado a qualificação para o Mundial 2010, num play-off com o Bahrain, e foi afastado do cargo depois de uma campanha medíocre na Taça da Ásia de 2011.

É mais um gigante asiático a cair, depois da China. A equipa orientada por José Antonio Camacho, que tinha já falhado a qualificação, despediu-se hoje com uma vitória em casa da já apurada Jordânia.

A última jornada desta fase

a decorre ao longo do dia de hoje. No Grupo C ficou confirmado o apuramento do Uzbequistão e do Japão.

Nesta altura, já estão ainda apurados para a próxima fase o Irão de Carlos Queiroz, que está agora a jogar, bem como o Iraque.

Os dois primeiros de cada um dos cinco grupos passam à fase seguinte, sendo então divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada um desses grupos garantem o apuramento direto para o Mundial 2014. Os dois terceiros competem por um lugar no play-off final com o quinto classificado da América do Sul.