[artigo atualizado]

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anunciaram que a greve dos árbitros aos jogos da Taça da Liga foi «desconvocada».

No comunicado emitido pela Liga, pode ler-se que os dois organismos reuniram à margem da assembleia geral da FPF e decidiram retirar o aviso de pré-greve.

«Os árbitros aceitaram e foram sensíveis ao pedido da Liga em retirar o pré-aviso de greve. A Liga deu finalmente um sinal de que está com os árbitros e que não está de acordo com os métodos de comunicação que alguns clubes têm vindo a utilizar», referiu, por sua vez, Luciano Gonçalves, líder da APAF.

O dirigente deixou, porém, um aviso para o futuro.

«Se voltarem a pôr em causa a honorabilidade dos árbitros, por parte de clubes e das suas máquinas de comunicação, iremos ser implacáveis e vamos fazer uma paragem nos campeonatos.»

Pedro Proença, presidente da Liga, mostrou-se compreensivo perante as exigências dos árbitros.

«Também nós reconhecemos, a determinada altura, e nas posições que temos tido com a APAF, que, aqui e acolá, o ambiente não tem sido o mais favorável em relação às equipas de arbitragem.»