O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quinta-feira que «recebeu e aceitou um pedido de dispensa do árbitro internacional Fábio Veríssimo», como o Maisfutebol já tinha avançado.

«Árbitro de primeira categoria, com inúmeras provas dadas do seu valor, Fábio Veríssimo trabalhará de forma específica sob orientação do Conselho de Arbitragem», diz o comunicado.

Recorde-se que Fábio Veríssimo foi VAR no Benfica-FC Porto desta terça-feira, que provocou grande polémica, sendo que o comportamento do juíz no clássico se junta a outras atuações que conduziram a este desfecho.

«A atitude de Fábio Veríssimo, ao reconhecer um período em que a sua forma não é a ideal, define-o como homem e prestigia-o como elemento de um grupo forte e empenhado em trabalhar duramente para melhorar a arbitragem portuguesa», adianta a nota, que explica que «Fábio Veríssimo regressará à atividade de árbitro e vídeoárbitro assim que o Conselho de Arbitragem entender que estão reunidas as melhores condições».

«Conhecendo a sua capacidade, estamos seguros de que tal sucederá em breve», ressalva o organismo.

O Conselho de Arbitragem adianta ainda que, «em funções desde a época 2016/17, nunca aceitou e nunca aceitará qualquer veto de árbitros por parte dos clubes ou outros agentes desportivos» e que «considera igualmente inaceitáveis quaisquer outros tipos de pressão sobre as nomeações e gestão dos árbitros nacionais».

«Consequentemente, e tal como sempre tem feito, o Conselho de Arbitragem fará queixa de todos os comportamentos de agentes desportivos que entenda serem suscetíveis de perturbar a normal atividade das equipas de arbitragem e o normal decorrer dos jogos e competições», conclui a nota do organismo responsável pela arbitragem.