Decorreu esta quinta-feira, no Estádio Municipal da Maia, a primeira sessão de trabalho conjunta dos árbitros profissionais.

A sessão, que teve uma componente teórica e outra prática, foi aberta a outros árbitros, pelo que alguns juízes não profissionais aderiram aos trabalhos. Ao todo, estiveram presentes 17 árbitros da categoria C1, na qual estão inseridos os árbitros que dirigem encontros das competições profissionais.

Segundo informações da Federação Portuguesa de Futebol foram apresentados alguns temas relativos a situações de jogo, em particular táticas das equipas, nomeadamente as relativas a bloqueios, foras de jogo e presença de elementos nas imediações das balizas.

O trabalho apresentado nesta sessão será posteriormente disponibilizado à restante estrutura, nomeadamente todos os árbitros e árbitros assistentes nacionais, bem como observadores.

No trabalho de campo, para além da componente da movimentação, foi dada especial atenção a decisões na área de penálti.

Acompanharam a sessão de trabalho o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Fontelas Gomes, e os diretores Paulo Costa, João Ferreira e Bertino Miranda.