A Federação Italiana de Futebol (FIGC) disponibilizou-se para testar um sistema de videoárbitro semelhante ao que já é aplicado em lances duvidosos no ténis e no basquetebol.

«A FIGC recolheu, nas últimas semanas, pedidos de vários clubes da Serie A e manifestou informalmente à FIFA a disponibilidade para experimentar o uso do ‘challenge’ [revisão VAR a pedido de uma equipa], nos termos que o IFAB [International Board] considerar convenientes», pode ler-se num comunicado.

A Federação Italiana lembra que Itália foi um dos primeiros países a acolher o VAR e considerou que a implementaão do 'challenge' poderá contribuir para aproximar mais o futebol aos adeptos. «Sem prejudicar a autoridade do árbitro, mas oferecendo-lhe ferramentas que o ajudem de forma concreta», acrescenta.

Atualmente, apenas o árbitro principal e o VAR podem decidir se há lugar à revisão de um lance no monitor. Caso esta proposta obtivesse luz verde, as equipas ganhariaM o poder de pedir a revisão, à semelhança do que é visto regularmente no ténis quando um dos jogadores pede a revisão de uma marca duvidosa.