A Liga de Clubes juntou-se à APAF na campanha que pretende «a obrigatoriedade do policiamento em todos os jogos de futebol».

Em comunicado, Pedro Proença explica que a Liga se junta por «convicção» à iniciativa: «Trata-se de uma campanha à qual nos associamos por convicção, pois toda e qualquer violência – não só a física – deve ser erradicada do futebol. É de louvar que a arbitragem exija das autoridades os níveis de segurança que o futebol profissional tem implementado, nomeadamente a sua obrigatoriedade nos recintos onde atuam.»

O presidente da Liga refere ainda que não são só os jogos profissionais que devem ter policiamento obrigatório, incluindo as competições amadoras e de formação na medida.

Esta campanha, que se chama «Respect the Referees», apela ao respeito pelo exercício de funções dos árbitros e à obrigatoriedade do policiamento em todos os jogos de futebol e vai fazer com que os árbitros entrem em campo na próxima jornada com uma camisola a dizer: «Respeito pelos árbitros – Policiamento obrigatório já!»

«Também previamente ao início de cada um dos encontros, as equipas que se defrontam irão reunir-se na zona central do terreno de jogo para se mostrarem solidárias com os árbitros. De uma vez por todas, é importante que os adeptos, os agentes desportivos e as instituições percebam que os árbitros devem ser respeitados. São já excessivos os exemplos de atos de violência contra as equipas de arbitragem. A exigência de respeito tem que ser acompanhada por medidas extraordinárias, que permitam a estes agentes desportivos cumprir a sua missão», comentou o presidente da APAF.

Luciano Gonçalves referiu também que esta medida é uma «necessidade em todos os recintos», não só profissionais.