A Federação argentina anunciou uma mudança radical no campeonato. A ideia é fundir a primeira divisão com a primeira B e fazer uma Liga a 38 equipas! O novo formato, decidido no ano em que o histórico River Plate desceu de divisão, entrará em vigor na época 2012/13.

O formato foi aprovado pelo Comité Executivo da Federação argentina e terá agora de ser ratificado em Assembleia Geral. Prevê de resto um novo contrato entre o Estado e a Federação para as transmissões televisivas e um aumento substancial de receitas, diz o «La Nación».

A Argentina passa então a ter um campeonato único (acaba a lógica de Apertura e Clausura), que junta as 20 equipas de primeira, as 16 de segunda e ainda os campeões da Primeira B e do Argentino A. Estará dividido em duas zonas e depois haverá uma segunda fase de decisão de campeonato, para o qual se apuram os cinco melhores de cada zona, mais nove equipas que sairão de uma tabela geral. Os outros lutam pela manutenção, sendo que descem quatro.

Isto quer dizer que para a próxima época não desce ninguém de divisão. E que o River Plate só terá que ficar entre os primeiros 14 ou 16, na próxima temporada, para garantir que volta à primeira divisão.



As mudanças anunciadas já estão a dar muito que falar e a motivar muitas críticas nas redes sociais argentinas.