Dia emotivo para os adeptos do Arsenal que acorreram em massa (mais de 60 mil) à gala de inauguração do novo estádio, na tarde que marcou a despedida do holandês Dennis Bergkamp, um dos jogadores mais importantes na história recente dos «gunners».
Um jogo entre o Arsenal e o Ajax, que na segunda parte se transformou num reencontro de velhas glórias dos dois clubes, assinalou o duplo festejo, com o avançado holandês Klas Huntelaar a ter a honra de marcar o primeiro golo do novo estádio, chamado dos Emirados, em referência ao patrocinador do clube londrino.
Bergkamp entrou em campo pela última vez com a camisola dos «gunners», sendo substituído aos 35 minutos, para uma longa ovação de pé, em homenagem às 11 temporadas do avançado holandês ao serviço do Arsenal. Bergkamp, de 37 anos, terminou a carreira no final da época passada, tendo representado apenas três clubes: Ajax, Inter e Arsenal.
Com 423 jogos, 120 golos e 10 troféus conquistados ao serviço da equipa londrina, Bergkamp reapareceu na segunda parte, ao lado de velhos companheiros de outras glórias, como Ian Wright, Patrick Vieira e David Seaman, e defrontando históricos do Ajax como Cruijff, os irmãos de Bóer, Danny Blind ou Edgar Davids, e formando pela última vez dupla com Thierry Henry, que voltou aos relvados depois da final do Campeonato do Mundo, a 9 de Julho.
Foi Henry quem marcou o primeiro golo do Arsenal na nova casa, antes de Nwankwo Kanu, pontualmente de regresso aos gunners, marcar o último golo da partida, nos descontos.