O Arsenal foi a Nápoles confirmar a qualificação para as meias-finais da Liga Europa com uma nova vitória sobre a equipa italiana. Depois do triunfo por 2-0 em Londres, a equipa comandada por Unai Emery venceu esta quinta-feira no San Paolo por 1-0 e marcou encontro com o Valencia.

Confira a FICHA DO JOGO

Apesar do conforto da vitória em casa, o Arsenal apresentou-se determinado em «matar» a eliminatória cedo, com um dispositivo ofensivo, com Aaron Ramsey a jogar nas costas de Aubameyang e Lacazette, com Emery a trocar apenas Özil por Xhaka em relação ao primeiro jogo. Ancelotti, por seu lado, juntou Milik e Insigne no ataque, mas deixou Mertens no banco, ao lado de Mário Rui.

O jogo começou aberto e a primeira oportunidade, aos 17 minutos, até foi do Nápoles, com Petr Cech a ter de sair aos pés de Callejón para evitar o pior. O Arsenal ainda sofreu um revés, com a lesão de Ramsey, ao que tudo indica com problemas musculares, mas entrou Mkhitaryan e, logo a seguir, aos 36 minutos, os gunners chegaram ao golo, na sequência de um livre muito bem marcado por Lacazette.

Um golo que abalava as convicções dos italianos que, a partir daqui, precisavam de quatro golos para virar a eliminatória. Ancelotti ainda procurou animar a sua equipa com a entrada de Mertens logo a abrir a segunda parte, mas o Arsenal esteve muito perto de marcar um segundo golo, depois de um roubo de bola de Mkhitaryan que permitiu desmarcar Aubameyang. Valeu ao Nápoles uma intervenção miraculosa de Meret a evitar o segundo golo dos londrinos.

O Nápoles nunca baixou os braços, Mário Rui ainda foi chamado à contenda, aos 71 minutos, e, dois minutos depois, serviu Milik de bandeja, mas o polaco falhou uma das melhores oportunidades que os italianos tiveram em todo o jogo. Mário Rui voltou a estar em evidência, aos 80 minutos, com um cruzamento que Monreal quase desviou para a própria baliza, obrigando Cech a aplicar-se entre os postes.

Mas a verdade é que o Arsenal controlou a vantagem de três golos nos últimos instantes da partida e garantiu a qualificação para as meias-finais onde terá como adversário, em maio, o Valencia.