Alguns dos principais protagonistas do fim de semana não jogaram, mas estiveram bem presentes. Juan Mata, Falcao. Também houve um não-golo de Cristiano Ronaldo como momento. De resto, mantiveram-se hierarquias nos principais campeonatos.

Logo na tarde de sábado, Cristiano levou a Bola de Ouro ao Bernabéu, abriu caminho à vitória do Real Madrid e dormiu líder, mas no domingo Barcelona e At. Madrid repuseram as contas na Liga espanhola. Pela tarde os colchoneros foram a Vallecas vencer por 4-2, à noite os catalães ultrapassaram uma semana muito difícil, marcada pela demissão de Sandro Rosell por causa do contrato de Neymar, com uma vitória clara sobre o Málaga. Marcaram Piqué, Pedro e Alexis. Messi ajudou, ainda que continue sem conseguir voltar aos golos na Liga, já lá vão quatro meses.

Classificação da Liga espanhola

Voltando a Cristiano Ronaldo, marcou o primeiro na vitória do Real Madrid sobre o Granada e esteve muito perto de marcar outro, de bicicleta, que entraria desde já na corrida a golo do ano. Ele anda a tentar marcar um destes há uns tempos, dizem. Foi Roberto, guarda-redes do Granada, quem o impediu agora, com esta defesa incrível:



Em Inglaterra jogou-se para a Taça no fim de semana que confirmou a transferência de Juan Mata do Chelsea para o Manchester United por 45 milhões de euros, o jogador mais caro de sempre dos «red devils».

No sábado o Manchester City ganhou para o susto. Esteve a perder por 2-0 com o Watford, mas deu a volta, com um «hat-trick» de Aguero e mais um de Kolarov (4-2). No domingo o Chelsea estreou Matic, em dia de aniversário de José Mourinho e viu Oscar marcar um fantástico golo de livre que garantiu a vitória frente ao Stoke City. Seguiu-se o sorteio, que agendou nada menos que um duelo com o Manchester City nos oitavos de final.

Foi o primeiro jogo do Chelsea sem Mata, que foi lembrado em Stamford Bridge pelos adeptos e teve também direito a despedida no canal oficial do clube, com uma longa peça dedicada aos seus melhores momentos.



Chelsea TV's Tribute to Juan Mata by BluesFangirl

A ronda em Inglaterra ficou marcada por mais uma lesão terrível. Desta vez foi Bryan Oviedo, jogador do Everton e internacional pela Costa Rica, que sofreu uma dupla fratura na perna, em ano de Campeonato do Mundo.

Passa pelo mesmo que está a passar Radamel Falcao, que se lesionou a meio da semana, foi operado sábado no Porto e muito dificilmente recuperará a tempo do Mundial. «El Tigre» já tinha sido recordado pelos jogadores do At. Madrid na quinta-feira, depois foi-o também pelos do River Plate, outro clube por onde passou, e neste domingo, claro, pelos seus companheiros do Mónaco. Não esteve em campo, mas esteve no relvado.




Falcao e Oviedo, juntos no mesmo drama, trocaram mensagens de apoio via Twitter. O colombiano desejou força ao costarriquenho, ele respondeu com um desejo.




Sem Falcao, o Mónaco venceu o Marselha (marcaram Germain e Riviere) e aproximou-se do PSG, que no sábado tinha empatado em casa do Guingamp. Está agora a três pontos da liderança.

Classificação da Ligue 1

Na Alemanha, o regresso da Bundesliga depois da paragem de inverno confirmou a superioridade do Bayern Munique, nada de novo por aí. E trouxe mais uma lesão grave e mais uma péssima notícia para o Dortmund.

O médio polaco Jakub Blaszczykowski lesionou-se aos cinco minutos do jogo o Augsburgo, que terminou com um empate, sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho e não joga mais esta época. «Só temos más notícias. É um desastre para nós, mas é mais terrível ainda para o Kuba», desabafou Jurgen Klopp, que vê Blaszczykowski juntar-se aos lesionados de longa data Hummels, Subotic e Gundogan.

O Dortmund já está a 14 pontos do Bayern, que entrou em campo na sexta-feira e venceu o Borussia Mgladbach, terceiro classificado. No sábado, o vice-líder Bayer Leverkusen perdeu e ficou a 10 pontos da equipa de Pep Guardiola.

Classificação da Bundesliga

Em Itália a Juventus perdeu algum terreno, ao empatar com a Lazio (1-1), mas mantém seis pontos de vantagem. O fim de semana teve um protagonista improvável, o médio Alberto Aquilani, que fez um « hat-trick» pela Fiorentina frente ao Génova, no jogo da estreia de Anderson, ex-FC Porto e Manchester United, agora Andow. Mesmo assim não chegou para ganhar, o jogo terminou 3-3.

Classificação da Serie A


Emoções fortes também para o Milan, agora de Seedorf, que estava a perder aos 87 minutos, mas deu a volta e venceu o Cagliari (2-1). Os «rossoneri» vão recuperando, mas ainda estão no nono lugar.