A Síria causou a maior surpresa da qualificação para o Mundial ao vencer a China por 1-0, em casa dos chineses.

Esta foi a primeira vitória dos sírios no apuramento e foi conquistada graças ao golo de Al Mawas, aos 54 minutos.

Com o triunfo, a Síria soma quatro pontos e foge à China que tinha os mesmos pontos à partida para este duelo. Num grupo composto por seis países, os chineses são quintos e os sírios quartos, em igualdade com o Irão (de Carlos Queiroz) que tem menos um jogo.

Apesar de surpreendente, este resultado não é inédito. Aliás, nos dois duelos anteriores entre as duas seleções, a contar para a Qualificação para a Taça Asiática de 2011, os sírios nunca perderam: uma vitória e um empate.

Este resultado fez também com que a história de encontros oficiais passasse a ser favorável aos sírios: três vitórias contra duas da China e um empate.

Triunfos sofridos da Coreia do Sul e do Japão

No outro jogo do grupo de sírios e chineses, a Coreia do Sul venceu o Qatar por 3-2 com uma reviravolta em dois minutos na segunda parte.

Os coreanos até entraram melhor com um golo de Ki Sung-Yong, logo aos 11 minutos, mas o Qatar virou o resultado ainda na primeira parte. Al Haydos (grande penalidade) e Soria fizeram os golos.

No segundo tempo, o país anfitrião do jogo produziu nova cambalhota e chegou ao resultado final. Ji Dong-Won e Son Heung-Min marcaram aos 56' e 58' e deram os três pontos aos coreanos.

Dez minutos depois, a Coreia do Sul passou a jogar com menos um elemento, devido à expulsão de Hong Jeong-Ho, mas o Qatar não foi capaz de levar qualquer ponto.

No grupo B, o Japão cumpriu e venceu o Iraque por 2-1. O triunfo só foi conseguido no quinto minuto de desconto, por intermédio de Yamaguchi, médio que saltou do banco na segunda parte.

Os japoneses fizeram o 1-0 logo na primeira parte, aos 26 minutos, mas viram os iraquianos empatar a meia hora do fim, com um golo de Natiq. 

Nos descontos, o Japão chegou ao triunfo e somou a segunda vitória em três jogos. Já o Iraque perdeu todos os jogos até ao momento.