Vítor Pereira admitiu que o ataque do F.C. Porto tem nesta altura poucas opções. Kléber lesionou-se, Iturbe está na Argentina e Atsu vai representar o Gana na CAN. O treinador azul e branco diz que a equipa B pode ser a solução para colmatar as ausências.

Varela, James e Jackson formam o tridente de ataque. E alternativas? «Há o Kelvin, que é um jogador de qualidade e temos a possibilidade de recorrer à equipa B. Há jogadores que estão a aparecer e também temos vontade de os integrar», explica Vítor Pereira.

Porto sem três avançados: «Neste momento, é curto»

O F.C. Porto B começou mal a época, depois de um período de indefinição em torno do arranque do projeto, e tem melhorado recentemente. Contudo, o setor ofensivo não é particularmente eficaz: 21 golos marcados em 20 jornadas disputadas.

Curiosamente, o nome mais consensual no ataque dos jovens dragões (e aposta de Vítor Pereira no embate com o Estoril) tem um registo modesto nesse capítulo.

Tozé e Dellatorre com o plantel principal

Sebá deixou as maiores promessas

Sebá, brasileiro cedido pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, apresenta caraterísticas interessantes e deixou grandes promessas no início da temporada. No F.C. Porto B, tem jogado como extremo e causa bastantes desequilíbrios. Na Liga de Honra, fez 18 jogos mas apontou apenas um golo (e não zero, como erradamente escrevemos, pois marcou frente ao Santa Clara).

Nesta quinta-feira, Vítor Pereira chamou Tozé e Dellatorre aos trabalhos do plantel principal. Tozé é um médio ofensivo português, utilizado preferencialmente nas costas do ponta-de-lança mas também no flanco: 17 jogos, 3 golos.

Dellatorre, ponta-de-lança cedido pela Traffic, é o melhor marcador do F.C. Porto B. Jogador de área, o avançado brasileiro fez 5 golos nos 17 jogos disputados. Contudo, ainda precisa de evoluir em alguns parâmetros de jogo. Vion é o outro ponta-de-lança do plantel. O francês ainda não acertou na baliza: 18 golos, 0 golos.

Alternativas portuguesas para os flancos

Para os flancos, Vítor Pereira pode ainda contar com Fábio Martins. O extremo nem sempre foi utilizado no F.C. Porto B, marcando um golo em doze jogos realizados.



As chamadas de Kelvin e Iturbe à equipa secundária (6 jogos e 1 golo cada) retiraram algum espaço para os flanqueadores oriundos da formação. Fréderic Maciel tem dividido o seu tempo entre os júniores e o F.C. Porto B, onde fez seis partidas e ainda não marcou.

Gonçalo Paciência , ponta-de-lança, será um nome para o médio prazo, depois de ter recuperado de uma grande lesão. O filho de Domingos reaparece agora na equipa júnior. Foi suplente não utilizado no Sp. Braga B-F.C. Porto B.

De resto, o técnico Rui Gomes tem ainda contado com a qualidade técnica do médio Sérgio Oliveira (quatro golos) e a capacidade dos centrais no jogo aéreo: dois golos para Zé António e Abdoulaye.

Em jeito de resumo, haverá talento para explorar na equipa B do F.C. Porto e Vítor Pereira fará isso mesmo a curto prazo. Porém, não se guiará certamente pelo números de golos apontados.



[artigo atualizado]