Até sempre. 2017 também foi um ano de despedidas. Um ano em que dois dos melhores treinadores portugueses, José Mourinho e Jorge Jesus, perderam os pais e em que os dois melhores jogadores do mundo, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, perderam os primeiros treinadores. Um ano que se despediu de campeões como Raymond Kopa - Bola de Ouro e lenda do Real Madrid - ou de Carlos Alberto Silva - bicampeão no FC Porto e «um trabalhador incansável».

O desporto português também perdeu algumas figuras ímpares. Como Amândio de Carvalho, o eterno vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Ou José Pratas, um árbitro que deixou marca vincada no campeonato português. Além de mais campeão europeu como Francisco Palmeiro, que fica para a história como o autor do primeiro golo do Benfica no antigo Estádio da Luz e também do primeiro golo na Taça dos Campeões Europeus.

Um adeus também a Manuel Oliveira, histórico treinador português que se destacou ao serviço de 23 clubes diferentes.

Obituário de 2017

JANEIRO

Dia 12

CARLOS RIBEIRA FERREIRA, secretário-geral da Associação dos Atletas Olímpicos, aos 86 anos.

GRAHAM TAYLOR, antigo jogador e treinador inglês que chegou a ser seleionador de Inglaterra entre 1990 e 1993, aos 72 anos

Dia 20

CARLOS ALBERTO SILVA, aos 77 anos

Tinha 77 anos e deixou o seu nome bem marcado na história do futebol português, particularmente no antigo Estádio das Antas onde conduziu o FC Porto à conquista do bicampeonato em 1991/92 e 1992/93. «Carlos Alberto Silva ganhou por mérito próprio um lugar na história do FC Porto. Foi bicampeão pelo nosso clube, mas nesta altura o que mais recordo é a relação de amizade que mantivemos todos estes anos. Tinha aquele jeito introvertido, mas era um excelente conversador e enquanto foi nosso treinador mostrou sempre ser um trabalhador incansável, com os bons resultados que conhecemos», referiu Pinto da Costa a 20 de janeiro.

Dia 22

FRANCISCO PALMEIRO, aos 84 anos

«Foi o primeiro jogador do Clube a marcar um golo na inauguração do Estádio da Luz, em 1 de Dezembro de 1954, e foi também o primeiro futebolista do SL Benfica a marcar um golo nas competições europeias, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 19 de Setembro de 1957, em Sevilha (derrota por 3-1)», lembrou o Benfica, a 22 janeiro, colocando ainda a bandeira a meia haste no Estádio da Luz durante três dias. Jogou oito temporadas no Benfica, entre 1953 e 1961, e conquistou outros tantos títulos [4 campeonatos, 3 Taças de Portugal e a primeira Taça dos Campeões].

DIA 24

PORFÍRIO PEREIRA, antigo guarda-redes do Benfica, que conquistou uma Taça de Portugal em 1970.

Dia 27

ERNESTO VECCHIO, 65 anos

O primeiro treinador de Lionel Messi. «Já o tinha visto a jogar na rua, por mera coincidência. Quando me apareceu no clube, fiz questão de o olhar com atenção. É notável como era diferente dos outros. Jogava de cabeça levantada e sempre com objectividade», recordou, em 2009, ao Maisfutebol, o próprio Ernesto [recorde a entrevista na íntegra], falecido a 27 de janeiro. Foi treinador durante 28 anos na formação do Newell's Old Boys, até 2013.

Dia 29

ARMANDO LACERDA, médico, sócio e vice-presidente da assembleia-geral do Sporting, aos 74 anos.

FEVEREIRO

Dia 3

AMÂNDIO DE CARVALHO, aos 79 anos

Foi «vice» da FPF em dois períodos, e sempre como responsável pela seleção principal. Primeiro entre 1983 e 1986, com Silva Resende na presidência, esteve associado às participações no Europeu de 1984 e depois no Mundial de 1986. Voltou a assumir o cargo entre 1998 e 2011, acompanhando a participação no Euro2008 e no Mundial2010. Amândio de Carvalho teve ainda vários cargos na Associação de Futebol de Setúbal, incluindo o de presidente, entre 1991 e 1998.

A 6 de setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. «A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao País um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez», escreveu Fernando Gomes na mensagem de condolências em nome da FPF.

Dia 6

JOOST VAN DER WESTHUIZEN, sul-africano considerado um dos melhores jogadores de râguebi de sempre, aos 45 anos, em consequência da doença de Charcot.

Dia 7

ROGER WALKOWIAK, o mais antigo campeão da Volta a França em bicicleta, aos 89 anos.

VIKTOR CHANOV, guarda-redes da antiga União Soviética e do Dinamo de Kiev, aos 57 anos, em Kiev, Ucrânia.

Dia 11

PIET KEIZER, antigo futebolista holandês que formou dupla com Johan Cruyff no ataque do Ajax de Amesterdão na década de 1970, aos 73 anos, em Amesterdão.

Dia 12

SAM ARDAY, treinador de futebol ganês e primeiro selecionador africano a conquistar uma medalha olímpica no futebol, aos 71 anos, em Acra, Gana.

Dia 13

REINALDO SOUZA, guarda-redes brasileiro, que jogou no Moreirense na temporada 2009/10, aos 32 anos.

Dia 19

NADEZHDA OLIZARENKO, campeã olímpica ucraniana dos 800 metros nos Jogos Olímpicos Moscovo1980, aos 63 anos, em Odessa, Ucrânia.

MARÇO

Dia 1

HORÁCIO FRANCO, antigo piloto português de ralis, oito vezes Campeão de Ralis dos Açores e uma vez Campeão Nacional de Ralis Produção, aos 63 anos.

TOMMY GEMMEL, aos 73 anos

Antigo jogador de futebol escocês, um dos «Lisbon Lions» (Celtic FC) que conquistaram a Taça dos Campeões Europeus de 1967, em Lisboa. «Tommy Gemmell é uma verdadeira lenda do Celtic, que faz parte do maior episódio da história do clube. Um homem que desempenhou um papel fundamental no nosso maior triunfo sempre, no Estádio Nacional de Lisboa», escreveu o clube escocês no dia de luto. Saiba mais sobre o pé-canhão, um lateral inovador para o seu tempo.

Dia 3

RAYMOND KOPA, aos 85 anos

Primeiro jogador francês a vencer a Bola de Ouro, em 1958. Jogou no Real Madrid entre 1956 e 1959 ao lado de figuras como Di Stéfano, Gento, Puskas e Héctor Rial, formando o chamado «quinteto mágico» daquela época que ganhou três Taças dos Campeões Europeus e duas Ligas espanholas. O Real Madrid tinha-lhe prestado homenagem em agosto passado, aquando do Troféu Santiago Bernabéu que os merengues disputaram frente ao Stade Reims - antiga equipa de Kopa. Na altura, o francês deu o pontapé de saída da partida ao lado de Gento.

«Kopa era uma lenda do futebol francês. Aliava a inteligência a uma técnica admirável. Foi o primeiro futebolista moderno, inspirador de muitos jovens no seu tempo», referiu na atura, o presidente francês François Hollande.

Dia 10

JOHN SURTEES, aos 83 anos

Piloto britânico que se destacou por ter sido o único a ser campeão mundial de Fórmula 1 e MotoGP. Venceu sete títulos mundiais em corridas de motociclismo, vencendo o campeonato das 350cc de 1958 a 1960 e o campeonato das 500cc em 1956 e 1958 a 1960. Em 1960 trocou as duas rodas por quatro e e fez a sua corrida de estreia pela Fórmula 1 na equipa Lotus no Grande Prêmio de Mónaco em Monte Carlo. Depois foi para a Ferrari e venceu o campeonato pela equipa italiana em 1964. Quando se aposentou, montou a sua própria equipa, a Surtees Racing Organization, que disputou a Fórmula 1 durante os anos 1970. A partir de 1996 passou a fazer parte do International Motorsports Hall of Fame.

Dia 15

HENRIQUE MOREA, antigo tenista argentino, aos 92 anos.

Dia 19

RYAN MCBRIDE, futebolista irlandês, capitão do Derry City, aos 27 anos.

Dia 25

JIM POLLARD, antigo presidente do Comité Internacional de Patinagem Artística, aos 80 anos.

Dia 21

UGO EHIOGU, antigo internacional inglês que treinava a equipa de sub-23 do Tottenham, aos 44 anos, vítima de ataque cardíaco.

Dia 22

MICHELE SCARPONI, vencedor da Volta Itália em bicicleta de 2011, faleceu novo, aos 37 anos, na sequência de um atropelamento durante um treino, em Ancona.

Dia 28

VIRGOLINO DE JESUS, aos 92 anos

Um dia difícil para Jorge Jesus, a poucos dias de um jogo com o Sp. Braga. O treinador, que já se tinha comovido com as imagens do pai, no dia em que foi apresentado como treinador dos leões, disse um último adeus ao progenitor. Tanto o pai como o filho vestiram a camisola do clube de Alvalade. Virgolino, avançado, representou os leões entre 1943 e 1946, somando um total de dez jogos e um golo. Uma figura secundária num Sporting que jogava ao som dos «Cinco Violinos».

MAIO

Dia 4

TIMO MAKINEN, aos 79 anos

Chamavam-lhe o «finlandês voador» e foi considerado um dos melhores pilotos das décadas de 1960 e 1970. Uma carreira que conta com três vitórias consecutivas no Rali da Grã-Bretanha, entre 1973 e 1975, ao volante de um Ford Escort, e no antigo Rali dos 1000 Lagos, entre 1965 e 1967, num Mini Cooper S.

ABÍLIO MOREIRA, ex-jogador de Hóquei em Patins, internacional português nas década de 1950 e 1960, tendo vencido uma Taça das Nações (1958) e sagrado vice-campeão Mundial em 1964, no Campeonato do Mundo realizado em Barcelona, aos 77 anos, no Porto.

Dia 16

ABÍLIO LOPES, coordenador geral e treinador do Basket Almada Clube e parte da equipa técnica da Seleção Nacional de Sub18 Masculinos, aos 51 anos.

Dia 22

NICKY HAYDEN, aos 36 anos

Morte trágica do piloto que foi atropelado quando circulava de bicicleta em Rimini, na Itália. O piloto norte-americano, campeão do Mundo em MotoGP em 2006, ainda esteve cinco dias internado, mas não resistiu aos graves ferimentos. Na altura estava a disputar o campeonato de Superbikes ao serviço da Honda.

JUNHO

Dia 5

CHEICK TIOTÉ, jogador do serviço do Newcastle durante sete temporadas, aos 30 anos, de forma repentina durante um treino de equipa.

Dia 14

HEIN VERBRUGGEN, antigo presidente da União Ciclista Internacional, autor da construção do Centro Mundial de Ciclismo e da reformulação do ciclismo profissional (com a criação dos calendários continentais e do UCI Pro Tour), aos 76 anos.

Dia 16

MANUEL DE OLIVEIRA, aos 85 anos

Uma figura histórica do futebol português. Como jogador ficou ligado a três clubes: Sporting (campeão em 1952/53), Atlético e CUF. Como treinador, orientou 23 clubes diferentes, entre 1962 e 1998, além da seleção da Guiné-Bissau: CUF, Leixões, Belenenses, Sanjoanense, Barreirense, Farense, Benfica de Nova Lisboa (Angola), Olhanense, Beira Mar, Marítimo, Portimonense, União de Leiria, Vitória de Setúbal, seleção da Guiné-Bissau, Louletano, Fafe, Varzim, Nacional, Sintrense, Montijo, Desportivo de Beja, US Lusitanos (França), Gondomar e Imortal de Albufeira.

Dia 25

MOURINHO FÉLIX, aos 79 anos

Antes de ser pai do «Special on», foi guarda-redes do Vitória de Setúbal de 1955 a 1968, tendo conquistado a primeira Taça de Portugal da história dos sadinos. Em 1968 rumou a Belém para jogar seis épocas no Belenenses, clube no qual chegou a treinar enquanto jogava. Já como treinador, na década de setenta, começou no Belenenses e passou por Estrela Portalegre, Caldas, União de Leiria, Amora, Rio Ave, Varzim, U. Madeira, Elvas, Paredes, Benfica C. Branco, U. Santarém e V. Setúbal.

 

A post shared by Jose Mourinho (@josemourinho) on

STÈPHANE PAILLE, antigo avançado que jogou no FC Porto na temporada de 1990/91, aos 52 anos

JULHO

Dia 8

ENRIC SAURÍ, piloto espanhol, aos 33 anos, devido a um despiste durante a prova de resistência 24 horas da Catalunha.

Dia 12

CHUCK BLAZER, o norte-americano no centro do escândalo de corrupção da Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2015, aos 72 anos.

Dia 23

WALDIR PERES, antigo guarda-redes e titular da seleção brasileira no Mundial de 1982, aos 66 anos.

FRANCISCO AFONSO, aos 78 anos

No mesmo ano em que morreu o primeiro treinador de Lionel Messi, também morreu o primeiro treinador de Cristiano Ronaldo. Ajudou o Bola de Ouro de 2017, a quinta da sua carreira, a dar os primeiros passos, no campo do Andorinha, feito de cimento e terra. «O Cristiano Ronaldo começou a treinar no Andorinha através do primo que já estava connosco. Lembro-me que treinávamos ao sábado de manhã, num campo de andebol alcatroado que pertencia a uma escola. Foi assim que ele entrou», contou Francisco Afonso, professor primário, ao Maisfutebol em 2015 [confira esta reportagem na íntegra]

MERVYN ROSE, australiano vencedor de sete títulos do Grand Slam na década de 1950 e antigo treinador das ex-tenistas Margaret Court e Billie Jean King, aos 87 anos.

JOHN KUNDLA, primeiro treinador dos Lakers e dirigente da equipa da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) na conquista de cinco campeonatos, aos 101 anos.

Dia 31

JEROME GOLMARD, antigo tenista, aos 43 anos.

AGOSTO

Dia 2

JOHAN GRAHAM, antigo capitão dos «All Blacks» e presidente da Federação de Râguebi da Nova Zelândia, aos 82 anos.

Dia 3

ANGEL NIETO, antigo motociclista espanhol, aos 70 anos, em Ibiza.

Dia 7

BETTY CUHBERG, ícone do atletismo australiano, aos 79 anos.

Dia 19

STEPHEN WOOLDRIGE, ex-ciclista australiano campeão olímpico e mundial de pista, aos 39 anos.

Dia 20

COLIN MEADS, antiga lenda dos «All Blacks», aos 81 anos.

OUTUBRO

Dia 1

JOSÉ PRATAS, aos 59 anos

Antigo árbitro internacional de futebol, entre 1993 e 2002, foi vítima de doença prolongada, em Évora, aos 59 anos. Acumulou cerca de duzentos jogos na I Liga, além de ter arbitrado a final da Taça de 1993/94. A atual Liga de Clubes, comandada por um antigo árbitro, Pedro Proença, decretou um minuto de silêncio nos jogos que se seguiram. «Hoje perdemos um dos árbitros que mais engrandeceu a classe. José Pratas representava uma geração de árbitros que teve grande relevância no desenvolvimento do futebol profissional. Sentimos todos a sua perda», destacou Pedro Proença.

Dia 19

MANUEL OLIVEIRA, antigo atleta, quarto classificado nos 3.000 metros obstáculos nos Jogos Olímpicos Tóquio1964, aos 76 anos.

NOVEMBRO

DIA 1

ABUBAKARI YAKUBU, internacional ganês que representou o Ajax e Vitesse, aos 36 anos

Dia 8

JOSIP WEBER, antigo internacional que fez parte da seleção belga no Mundial 1994, aos 53 anos

Dia 17

NAIM SULEYMANOGLU, antigo halterofilista turco tricampeão olímpico (1988, 1992 e 1996), aos 50 anos, em Istambul.

Dia 20

JANUSZ WOJCIK, antigo treinador que levou a seleção de futebol da Polónia à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, aos 64 anos.

Dia 24

JOSÉ ARAÚJO, antigo atleta e primeiro especialista português nos 3.000 metros obstáculos e sócio de mérito da Federação Portuguesa de Atletismo, aos 93 anos.

DEZEMBRO

Dia 4

BARBOSA, o «catraio de Miragaia», antigo jogador do FC Porto, campeão em 1958/59, aos 86 anos

Dia 10

BENJAMIN MASSING, considerado o autor da pior entrada das histórias dos Mundiais, depois de uma entrada muito dura sobre Claudio Cannigia, num Camarões-Argentina, no Itália1990.