Rosa Mota, campeã olímpica na maratona das Olimpíadas de Seul (1988), cumpriu esta sexta-feira um dos seus maiores sonhos, ao transportar a chama olímpica numa das principais artérias de Atenas, na Grécia, num percurso em que foi acompanhada pelo presidente da República, Jorge Sampaio.
A ex-corredora transportou o facho durante 300 metros, tendo como companhia Jorge Sampaio nos primeiros 50 metros e o fundador da empresa Asics Tiger, o japonês Onitsuka, mas este aguentou o trajecto todo. Um acto de cortesia de Rosa Mota para com o presidente da República e com o homem que fabricou os seus sapatos desportivos nas inúmeras provas onde participou.
No final, a portuguesa era o rosto da felicidade e aproveitou a oportunidade para agradecer a Jorge Sampaio o facto de ter dado o seu nome para participar numa das mais emblemáticas cerimónias dos Jogos Olímpicos, cuja XXVIII edição começa esta sexta-feira e só terminará a 29 de Agosto. «Foi um prazer muito grande», referiu Rosa Mota que para além do ouro na maratona de Seul (1988) também conquistou a medalha de bronze na mesma modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984).
A tocha olímpica será entregue hoje, no Estádio Olímpico de Antas, depois de um périplo pelos cinco continentes, a primeira vez que tal sucede nos Jogos Olímpicos.