Tiago Venâncio falhou esta terça-feira o apuramento para as meias-finais dos 100 m livres dos Jogos Olímpicos de Atenas. O nadador português terminou na sétima posição na nona série de apuramento, com 50,18 segundos.
Na sua estreia olímpica, o jovem de 17 anos qualificou-se no 26º lugar entre os 70 participantes nas eliminatórias de 100 metros livres. Tiago Venâncio nadou ao lado do veterano russo Alexander Popov, que foi segundo numa série ganha pelo francês Romain Barnier, com 49,49 segundos.
A prova contou com presenças ilustres como as do australiano Ian Thorpe, que na véspera tinha vencido uma final de 200m cheia de estrelas, e do holandês Van Hoogenband, que é o detentor do recorde mundial e fez o melhor tempo das séries, com 48,70s. Thorpe foi quinto.
Nota ainda para a eliminação dos dois norte-americanos em prova, Jason Lezak e Ian Crocker, o que deixa os Estados Unidos sem representantes na final da prova apenas pela terceira vez em toda a história olímpica - sendo que a primeira foi na edição inaugural e a segunda em 1980, quando os americanos boicotaram os Jogos.