O Everton garantiu neste sábado a terceira vitória, em seis jornadas, na liga inglesa. O adversário do Benfica na Liga Europa venceu (1-0) no terreno do Portsmouth, clube que conta esta época com ex-benfiquista Yebda. O médio francês não foi titular, entrando apenas na parte final (último quarto-de-hora) mas ainda a tempo de dar nas vistas com um cabeceamento.
Com este triunfo o Everton agudizou ainda mais a crise do adversário: é lanterna-vermelha com seis derrotas em seis jogos. O Everton, por outro lado, somou nove pontos e trepou até ao sétimo lugar, à condição (tem mais um jogo). Saha marcou o golo do triunfo aos 42 minutos.
Confira a classificação da liga inglesa
O triunfo esteve muito longe de ser tranquilo. A formação de Liverpool dominou a primeira parte, até chegar à vantagem, mas passou por dificuldades depois. Sobre o fim esteve muito perto de permitir o empate, quando Yebda, ele próprio, cabeceou com selo de golo: Baines tirou a bola em cima da linha.
Antes disso, por exemplo, já o central Mokoena tinha atirado à trave, também na sequência de uma bola parada. Nesse momento o Everton teve a sorte que lhe faltou à passagem da meia-hora: o médio Pienaar lesionou-se e teve de ser substituído por Bilyaletdinov. Uma lesão que não chegou a comprometer a vitória.
Ficha de jogo:
Portsmouth: David James; Kaboul, Ben-Haim, Mokoena (Yebda, 73m) e Vanden Borre; O Hara, Brown (Kanu, 81m), Boateng e Wilson; Smith (Webber, 90m) e Dindane.
Everton: Tim Howard; Heitinga, Joseph Yobo, Baines e Distin, Cahill, Pienaar (Bilyaletdinov, 60m), Fellaini e Osman (Hibbert, 74m); Rodwell e Saha (Jô, 90m).
Golos: Saha, 42m.