A Udinese perdeu o primeiro jogo da Serie A 2012/13 com a Fiorentina no Artemio Franchi. O adversário do Sp. Braga no play-off da Liga dos Campeões poupou oito jogadores que foram titulares no Minho e saiu derrotado de Florença, já nos descontos.

O treinador Francesco Guidolin resolveu fazer muitas mudanças no onze. O treinador poupou Benatia, Domizzi, Basta, Pinzi, Fabrini, Di Natale, Armero e Pereyra. Este último entrou ao intervalo, porém, para o lugar de Willians, um dos três jogadores que Guidolin manteve nos titulares de Braga. Fabbrini e Domizzi também entraram, mas mais tarde.

Assim, e num 3x5x1x1, a Udinese assumiu uma postura de contra-ataque em Florença. A equipa da casa teve sempre mais bola, rematou mais e passou bastante tempo no meio-campo contrário. Só que a Udinese valeu-se da eficácia.

O colombiano Luis Muriel serviu Maicosuel na área e o brasileiro, nas costas da linha defensiva «viola» bateuViviano para o 1-0, resultado que se verificava no descanso.

Uma das novidades da Serie A é, agora, permitir 12 jogadores no banco de suplentes. Foi lá onde esteve 90 minutos o ex-sportinguista Matías Fernández, que viu a Fiorentina empatar ao minuto 67. Jovetic atirou na área, a bola desviou num defesa e os «viola» conseguiram, por fim, colocar alguma justiça no marcador.

A nova Fiorentina não merecia perder, longe disso. Aliás, para se perceber a tendência da partida ficam os números: 10-0 em cantos a favor da Fiorentina, 15-3 no total de remates, uma bola ao poste e 66 por cento de posse de bola.

Assim, quando Jovetic bisou, já nos descontos, colocou justiça no marcador, perante uma Udinese que pagou caro o facto de ter pensado na Champions e no Sp. Braga.

CLASSIFICAÇÃO DA SERIE A

Eis o onze:

Udinese: Brkic; Heurtaux, Danilo e Coda; Faraoni, Badu, Willians (Pereyra, 46), Battocchio e Pasquale (Domizzi, 77); Maicosuel; Muriel (Fabbrini, 66)

Jogos da 1ª jornada da Série A

sábado

Fiorentina-Udinese, 2-1

(Jovetic, 67 e 90) (Maicosuel, 28)

Juventus-Parma, mais tarde

domingo

Milan-Sampdoria

Roma-Catania

Atalanta-Lazio

Chievo-Bolonha

Génova-Cagliari

Palermo-Nápoles

Pescara-Inter

Siena-Torino