O Shakatar Donetsk deixou um sério aviso ao F.C. Porto com uma goelada sobre o Volyn Lutsk (5-1), em jogo antecipado da 9ª jornada da liga ucraniana, antes da visita ao Estádio do Dragão, primeiro jogo do Grupo G da Liga dos Campeões, marcado já para a próxima terça-feira. Uma vitória categórica ao ritmo de samba, com cinco golos brasileiros.

Um jogo perfeito para a equipa de Mircea Lucescu que, com uma entrada de rompante, resolveu o jogo na primeira parte, com quatro golos em dezoito minutos, que permitiram ao líder da liga ucraniana levantar o pé na segunda parte e poupar forças para a longa viagem até ao Porto. Um verdadeiro vendaval entre o minuto 19 e o minuto 37, dois momentos marcados pelos golos de Luíz Adriano, com Eduardo (27m) e Jadson (33m) também a fazerem o gosto ao pé nesse período.

Uma vantagem lisonjeira, como pode comprovar no resumo no final da peça, tantos foram os golos desperdiçados.A vencer por 4-0 ao intervalo, a equipa de Donetsk abrandou o ritmo na segunda parte, permitiu que ao adversário reduzisse, por Maicon Oliveira (52m), antes de recuperar a vantagem, a seis minutos do final, com um último golo de Douglas Costa. Tudo somado, seis golos com sotaque brasileiro, mesmo que Eduardo da Silva seja internacional croata.

Com este triunfo, o Shakhtar destaca-se no topo da classificação da liga da Ucrânia com mais três pontos do que o rival Dínamo Kiev que recebe o Illychivets no domingo.

Esta sexta-feira, dia em que o F.C. Porto também recebe o U. Leiria, o Shakthar entrou em campo com o seguinte equipa: Rybka; Chygrynski, Rat, Rakitsiy, Fernandinho, Jadson, Kobin, Mkhitaryan, Luiz Adriano, Eduardo e Dentinho.

Veja os golos e as muitas oportunidades desperdiçadas pelo Shakhtar: