Maisfutebol Total

Observando os jogadores mais utilizados ao longo da fase de qualificação, encontram-se elementos em destaque nos respetivos clubes. Escolhemos cinco de cada país.

Não é uma ciência exata mas o talento dos alemães salta à vista. Comecemos por aí.

7-0, Mesut Ozil e a estupidez de Mourinho

O Bayern de Munique fornece vários jogadores para a seleção alemã e um 7-0 frente ao Werder Bremen é no mínimo intimidante. Goleada histórica na Bundesliga.

Thomas Muller, com um golo e duas assistências, foi uma das figuras do encontro, tal como Mario Gotze (um golo e uma assistência). O Bayern de Guardiola teve ainda jogadores como Neuer, Boateng e Kroos em campo.

Benedikt Howedes destacou-se pela negativa. O defesa do Schalke04 viu dois cartões amarelos na primeira parte da visita ao Borussia Moenchengladbach. Triunfo da formação local por 2-1.

Mesut Ozil marcou pelo segundo jogo consecutivo. Porém, o maestro da seleção alemão não conseguiu impedir o empate do Arsenal, líder da Premier League, na receção ao Everton (1-1). Mertesacker também foi opção nos Gunners.

Ainda em Inglaterra, André Schurrle bisou no Britannia Stadium mas viria a ser substituído por José Mourinho antes do terceiro golo do Stoke City. Logo após a derrota do Chelsea (3-2), o técnico português foi questionado sobre a saída do alemão. Mourinho respondeu ao seu melhor estilo.

Abdul Waris e o conhecido Christian Atsu

Portugal terá ainda de preocupar-se com a seleção do Gana. Entre vários nomes conhecidos, aparecem outros a merecer um olhar atento. O caro leitor conhece Abdul Waris, por exemplo?

Abdul Waris marcou três golos na fase de qualificação para o Mundial de 2014 e, neste domingo, apontou o seu primeiro tento no campeonato russo. O avançado de 22 anos representa o Spartak de Moscovo.

Esta manhã, na visita ao Rostov, o jovem ganês substituiu Jurado ao minuto 68 e marcou o único golo do encontro nos instantes finais (0-1).

Asamoah Gyan, outro avançado da seleção do Gana (este mais conhecido), garantiu o empate do Al Ain frente ao Baniyas. Aos 28 anos, o jogador cumpre a sua terceira época no futebol dos Emirados Árabes Unidos. Onze golos até ao momento no campeonato local.

Kevin-Prince Boateng foi titular na derrota do Schalke04 frente ao Borussia Monchengladbach, no tal jogo em que Howedes foi expulso ainda antes do intervalo (2-1). Daniel Opare esteve no onze do St. Liège. O lateral direito não consegui evitar o empate a zero frente ao modesto OH Leuven. Ainda assim, a sua equipa lidera o campeonato da Bélgica.

Nota final para Christian Atsu. O Vitesse continua no topo da tabela classificativa na Holanda, contando com a ajuda de vários elementos cedidos pelo Chelsea. O ganês é um deles. Neste fim-de-semana, fez uma assistência na impressionante goleada frente ao PSV (2-6).

Howard a travar o Arsenal e Bedoya a marcar na Ligue 1

Entre os norte-americanos, resultados positivos para Tim Howard e Geoff Cameron na Premier League de Inglaterra. O experiente guarda-redes sofreu apenas um golo no empate do Everton frente ao líder Arsenal. Durante o encontro, viu ainda um cartão amarelo.

Geoff Cameron, defesa de 28 anos, foi titular na vitória do Stoke City frente ao Chelsea de José Mourinho (3-2). O norte-americano chegou ao futebol inglês em 2012 e apresenta uma regularidade impressionante.

Ainda em Inglaterra, Josmer Altidore esteve no onze do Sunderland sem impedir o desaire da sua equipa frente ao Tottenham de André Villas-Boas (1-2). O avançado disputou treze jogos até ao momento, marcando apenas um golo. Foi na jornada anterior, na derrota com o Chelsea de Mourinho.

Michael Bradley, uma vez mais, foi suplente utilizado na vitória da AS Roma frente à Fiorentina (2-1). Entrou ao minuto 90. O médio norte-americano tem sentido dificuldades para entrar no leque de opções iniciais do técnico Rudi Garcia.

Apresentemos outro nome, à atenção da seleção portuguesa: Alejandro Bedoya. Médio de 26 anos, chegou no início da temporada ao Nantes, proveniente do Helsinborgs (Suécia), e tem estado em destaque na Ligue 1. Segundo jogo consecutivo a marcar, garantindo um importante triunfo frente ao Marselha.