A Costa do Marfim estreou-se no Campeonato Africano das Nações (CAN) frente ao Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte. Os Elefantes são adversários de Portugal no Mundial-2010 e uma das equipas favoritas a vencer o torneio continental. No entanto, não conseguiram ultrapassar os «Garanhões», que defenderam o nulo com tudo o que tinham.
O bósnio Vahid Halilhodzic, seleccionador dos costa-marfinenses, lançou quase toda a artilharia pesada no primeiro jogo do Grupo B, com Drogba, Gervinho e Bakary Koné a formarem o trio atacante. Do outro lado, Paulo Duarte deu a titularidade a dois jogadores da U. Leiria: Panandetiguiri e Mamadou Tall.
Como seria de esperar, a Costa do Marfim foi a equipa mais perigosa sobre o terreno em todo o tempo. Porém, Drogba e companhia não conseguiram quebrar a resistência da equipa de Paulo Duarte. Os marfinenses ainda trocaram peças no ataque, com as entradas de Salomon Kalou e Arouna Dindane e até de Kader Keita. O resultado, porém, foi o mesmo, ou seja, nulo.
O Burkina Faso poucas vezes importunou o guarda-redes costa-marfinense, Boubacar Barry. Aliás, até aos 79 minutos, a selecção de Paulo Duarte apenas tinha efectuado um remate à baliza da Costa do Marfim. Na parte final, enquanto os marfinenses tentatavam o tudo por tudo para chegar ao golo, o Burkina Faso deixou de tentar chegar à baliza contrária, aceitou o empate e fez passar tempo. A estratégia deu resultado, uma vez que o jogo acabou como começou: tudo a zeros.
Refira-se que o grupo B ficou reduzido a três equipas, por desistência do Togo.
Eis as equipas:
COSTA DO MARFIM: Boubacar Barry; Emmanuel Eboue, Siaka Tiene, Kolo Toure e Soulemane Bamba; Didier Zokora, Yaya Toure e Cheik Tiote (Dindane, 81); Bakari Kone (Kader Keita, 68), Gervinho (S. Kalou, 73) e Didier Drogba.
BURKINA FASO: Daouda Diakite; Bakary Kone, Mamadou Tall, Mady Panandetiguiri e Paul Koulibaly (Gnanou, 46); Charles Kabore, Mahamoudou Kere e Jonathan Pitroipa; Florent Rouamba, Moumouni Dagano (Y. Koné, 81) e Narcisse Yameogo (Bamogo, 62).