O piloto Miguel Oliveira, que recentemente se sagrou vice-campeão mundial de Moto3, conquistou esta quarta-feira pela primeira vez o prémio de Atleta Masculino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Vencedor de seis Grandes Prémios na categoria de entrada do motociclismo, Miguel Oliveira estreou-se a vencer na categoria de Atleta do Ano, depois de ter sido nomeado para o prémio de Jovem Promessa em 2004, com apenas nove anos.

O piloto de Almada, que não esteve presente na Gala do Desporto, foi o escolhido de uma lista que incluía o ciclista Rui Costa, vencedor nas últimas três edições e atual campeão nacional de fundo, o atleta Nelson Évora, campeão europeu de pista coberta do triplo salto e medalha de bronze no Mundial, Rui Bragança, ouro na categoria -58 kg no taekwondo nos Jogos Europeus de Baku, e o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 no Europeu e no Mundial.

No setor feminino, a Atleta do Ano foi a ginasta Filipa Martins, oitava no Europeu no concurso all around. Bateu a patinadora Mariana Souto, campeã mundial e europeia em pares dança juniores, a canoísta Francisca Laia, medalha de prata em K1 200 nos Mundiais sub-23, Ana Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard da Internacional Surfing Association, e a mesatenista Fu Yu, bronze no Europeu.

O galardão de Equipa do ano recaiu na Seleção Nacional de futebol de praia, campeã mundial e europeia. Na votação, os premiados derrotaram o K4 1.000 que conquistou a prata no Europeu de canoagem e outras três equipas nacionais: a universitária de andebol masculino, ouro nas Universíadas, a de hóquei em patins sub-20, bicampeã mundial, e a de ténis de mesa, ouro em Baku-2015.

Os feitos da canoagem nacional valeram a Hélio Lucas e José Sousa a distinção de Treinador do Ano, à frente de Rolando Freitas, selecionador de andebol universitário e de elite, João Ganso, técnico de Nélson Évora, Mário Narciso, selecionador de futebol de praia, e Lino Barruncho, técnico dos triatletas João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, vencedores de várias medalhas internacionais.

O prémio de Jovem Promessa foi para o futebolista Rúben Neves, o mais jovem capitão do FC Porto na Liga dos Campeões. O mais jovem jogador do Europeu sub-21 foi mais votado do que Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), prata na categoria de -57 kg nas Universíadas, José Souto (patinagem), bicampeão mundial de solo dance em juniores, João Amorim (canoagem), campeão mundial de maratona em C1 júnior, e Melanie Santos (triatlo), bronze no Mundial e Europeu de sub-23.