Atraso no voo, autocarro a alta velocidade, camisolas da seleção da Argentina e uma vitória (0-1) para os livros da história do Atlético Tucumán. No meio de tudo isto, a formação albiceleste afastou os equatorianos do El Nacional e continua o sonho de chegar à fase de grupos da Taça Libertadores.

Para se perceber a mescla de peripécias que afetou a equipa de Tucuman, é preciso olhar à última madrugada, quando o voo que transportava a equipa argentina chegou atrasado para o embate com o El Nacional. Os problemas começaram em Guayaquil (Equador), onde a falta de documentação para uso do avião ditou um atraso de três horas, o que obrigou à solicitação de última hora de outro aparelho.

Já em Quito, o motorista do autocarro que levava a comitiva do clube argentino percorreu a toda a velocidade as ruas da capital equatoriana. Não evitou, porém, a chegada tardia ao estádio, à 01h10 da madrugada (hora portuguesa). O encontro estava marcado para a 00h15.

O autocarro com a equipa do Tucuman nas ruas de Quito:

Segundo os regulamentos da Taça Libertadores, o atraso máximo para uma partida poder ser realizada é de 40 minutos. Porém, o tempo foi desconsiderado pelo El Nacional para o jogo poder ser realizado. Um facto que não evitou descontentamento do técnico equatoriano: «Quando jogámos contra eles, chegámos três dias antes para nos adaptarmos ao calor. Não é um problema nosso», frisou.

No entanto, os problemas foram mais além. Os atletas do Tucuman chegaram ao Olímpico de Atahualpa, mas sem equipamentos e acabaram por jogar com os da seleção sub-20 da Argentina, que têm mesmas cores da equipa do norte do país, azul claro e branco. Uma ajuda possível porque a seleção estava no Equador a disputar o sul-americano.

Depois de tanta peripécia, a equipa visitante venceu o favorito El Nacional por uma bola a zero, após igualdade (2-2) na primeira mão. Os homens de Tucuman seguem para a terceira e última eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Taça Libertadores, equivalente, na Europa, ao play-off de acesso aos grupos da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.

A festa do Tucuman no final do jogo: