Carl Lewis, antiga estrela do atletismo norte-americano e mundial, mantém algumas reservas em relação aos feitos alcançados nos últimos tempos por Usain Bolt. O jamaicano conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, com igual número de recordes do mundo batidos, mas Lewis não está convencido.
«Ele pode ser o maior atleta de todos os tempos, mas num desporto com a reputação que tem o atletismo, não desconfiar de alguém que passa de 10,03 segundos para 9,69 em apenas um ano é de loucos», disse o norte-americano, em entrevista à revista «Sports Illustrated».
Vencedor de nove medalhas em quatro presenças em Jogos Olímpicos, Lewis reforça as suspeitas com comparações entre os controlos antidoping realizados nos dois países. «Sou orgulhoso dos Estados Unidos pois temos o melhor programa antidoping, que contempla a realização de exames surpresa. Países como a Jamaica não têm testes deste tipo, os atletas passam vários meses sem serem controlados», referiu.
Carl Lewis vai mesmo mais longe, e compara Bolt com outros atletas que tiveram problemas com o doping: «Ben Johnson, Justin Gatlin, Tim Montgomery, Tyson Gay, Asafa Powell e Usain Bolt. Seis atletas que correram em menos de 9,80 segundos. Três tiveram resultados positivos em controlos antidoping e um esteve sem competir um ano. Não estou a dizer que o Bolt está a fazer alguma coisa, mas não quer dizer que ele é o maior e daqui a dois anos descobrir-se algo», explicou o norte-americano.