A Selecção Nacional de atletismo parte esta quarta-feira para Paris, onde se disputam os Europeus de pista coberta, no meio de um caso que já levou à demissão do presidente da Federação.

Fernando Mota renunciou ao cargo que ocupava desde 1993 depois de os serviços da Federação se terem enganado na inscrição de Sara Moreira na competição. A atleta foi inscrita na prova de 1500m e não na de 3000m, distância em que é vicecampeã europeia.

Quando foi detectado o erro a Federação tentou fazer a correcção, mas a Associação Europeia de Atletismo respondeu que não era possível fazer alterações após o fim do prazo de inscrições, que terminou no domingo.

«A FPA processou as inscrições logo após o término da última jornada dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, ou seja, muito próximo do prazo limite, pelo que não foi possível detectar o erro a tempo de efectuar qualquer alteração», explica a Federação.

O mesmo comunicado termina dizendo que o presidente da Federação «entende que deve assumir as responsabilidades pelo ocorrido, renunciando ao cargo que ocupa». Fernando Mota, que assumiu a presidência em 1993, já depois de ter sido director-técnico nacional, e devia terminar o mandato apenas em 2012, fala esta tarde em conferência de imprensa.

Sara Moreira viaja com a comitiva, na esperança de que possa haver um volte-face, mas também admite correr os 1500m se não houver alternativa. «É uma situação complicada e não quero acreditar que não há volta a dar», afirmou à Lusa: «Decidi que vou lá estar e que quero correr. Essa era a minha prova, claro. Mas vou para os campeonatos, cá não ia estar a fazer nada, e se tiver que ser, ver a prova cá ou lá é igual.»

Portugal estará em Paris com 13 atletas e menos ambições do que o habitual. Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto, desistiu em cima da hora, com queixas no pé. «O atleta do Sport Lisboa e Benfica e o seu treinador, João Ganço, optaram por abdicar da presença em Paris, uma vez que esta participação poderia agravar a lesão e colocar em risco o resto da época», informou o Benfica no seu site oficial.

Naide Gomes, Rui Silva e Sara Moreira, se conseguir correr os 3000m, são os atletas com maiores expectativas na delegação portuguesa.