O campeão olímpico do triplo salto, Nelson Évora, continua a perseguir o sonho de atingir a marca dos 18 metros. Em declarações à Agência Lusa, o actual vice-campeão do mundo, que tem 17,74 metros como melhor marca, define a mítica barreira como «um sonho», considerando este como um dos grandes objectivos da sua carreira.

Para o saltador português, um dos objectivos mais próximos são os Campeonatos Europeus de 2010, em Barcelona, e o atleta revela a mesma ambição «quero ganhar esta competição. É sempre com esse objectivo que parto, embora possa não ser acontecer, como em Berlim.»

Outro campeão português é Francis Obikwelu. O atleta que está de volta ao activo mas tem, no entanto, outros objectivos e disse que na próxima temporada que quer apenas «defrutar» do atletismo sem pressões.

Os 31 anos, o recordista europeu dos 100 metros, anunciou o fim da carreira internacional após ter falhado a final dos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Mas depois desta época no Nacional de clubes, o velocista do Sporting decidiu regressar à selecção e competir «por mais um ou dois anos».

O nigeriano naturalizado português em 2001 também irá participar no Europeu de Barcelona sem no entanto pretender defender os títulos de campeão da Europa nos 100 e 200 metros conquistados em 2006 em Gotemburgo, na Suécia.

«Não vou defender os títulos e não estou a pensar em ganhar medalhas. Ganhar não vai estar na minha cabeça. Se for uma posição entre os três primeiros vou agradecer a Deus, mas neste momento não prometo nada. Vou correr da maneira como gosto e vou lá desfrutar» concluiu o atleta, também em declarações à Lusa.