O queniano Eliud Kipchoge, recordista mundial da maratona, correu este sábado os 42,195 quilómetros em uma hora, 59 minutos e 40 segundos, tornando-se o primeiro ser humano a correr a maratona abaixo das duas horas.

O feito aconteceu em Viena, numa corrida não oficial (e que portanto não conta como recorde do mundo) e que foi precisamente organizada para Eliud Kipchoge correr a maratona abaixo das duas horas.

O campeão olímpico começou a correr às 7.15 horas de Lisboa, atrás de um carro corta-vento, que trazia também um marcador de tempo, e constantemente escoltado por 41 atletas de topo, que cumpriram a missão de «lebres» por turnos.

LEIA MAIS: todas as notícias de Modalidades

Kipchoge cumpriu quatro vezes um circuito plano de 9,9 quilómetros a um ritmo constante de dois minutos e 50 segundos por quilómetro, ou seja, a uma velocidade de 21 quilómetros por hora.

Para Kipchoge, apesar de esta marca não ser homologada, bater a barreira das duas horas é mais importante do que o recorde mundial alcançado em 2018, em Berlim, por ser uma marca histórica e permitir inspirar toda uma geração.