Dulce Félix e Sara Moreira assumiram-se como candidatas a medalhas nos 10.000 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo, que se iniciam amanhã em Zurique, Suíça.

Sem rodeios, ambas aceitaram que vão tentar repetir o feito de há dois anos em Helsínquia, quando as duas foram ao pódio. A prova disputa-se nesta terça-feira às 19:10, hora de Lisboa.

Dulce Félix, a campeã em título, considera mesmo que, este ano, até está melhor: «Em 2012 preparava a maratona e decidi-me ir aos 10.000 metros. Agora, foquei-me só nos 10.000, por isso, a preparação foi totalmente diferente e acho que estou mais forte».

Nove meses depois de ter sido mãe, Sara Moreira está de regresso e aponta de novo para medalhas - após prata e bronze nos 5.000 metros em 2010 e 2012.

«Sim, candidata a medalha. É o meu terceiro campeonato e é especial devido ao tempo de paragem que tenho e ao tempo de treino que tenho, mas não vou fugir à responsabilidade e assumi que sou uma candidata a pelo menos lutar por uma medalha. É isso que vou fazer na pista», disse a fundista.

Dulce Félix acredita que Portugal pode trazer da Suíça as medalhas de ouro e prata nos 10.000 metros, como reconheceu nas declarações recolhidas pela agência Lusa: «Isso era fantástico. Na competição, é cada uma por si, mas, no final, estamos as duas de braços abertos para dar os parabéns uma à outra e somos amigas como sempre fomos.»

Portugal terá três atletas portuguesas em prova, já que também compete entre as 26 inscritas Carla Salomé Rocha. Com um recorde pessoal de 32.19,98, Carla procura um lugar de top-10, o que lhe daria entrada no projeto olímpico Rio 2016.